Prêmio incentiva projetos de artes nas instituições de ensino

“Reconhecer a arte como linguagem própria, com todas as suas especificidades. Identificar que esta área de conhecimento precisa de planejamento didático e sério, de ações junto a gestores e alunos por parte dos professores” é, para Iany Bessa, assessora do Paralapracá em Maracanaú, o maior impacto do Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC), na prática do professor na escola. A 15ª edição do Prêmio tem como objetivo a divulgação e valorização de projetos na área de artes visuais, dança música ou teatro realizados nos anos de 2012 e/ou 2013, nas escolas públicas ou particulares em todo o território brasileiro. As inscrições aconteceram, gratuitamente, entre quatro de abril e dez de junho deste ano e serão premiados os professores e as respectivas escolas onde o projeto foi realizado.

“É um momento ímpar para consolidar a valorização do ensino da arte na escola. De saber que precisamos de professores que conheçam o mínimo de seus códigos enquanto linguagem e saber propor atividades significativas em suas aulas, com a mesma preocupação que elaboramos atividades para outras áreas do currículo de qualquer nível escolar”, explica Iany. O Prêmio contempla a Educação Infantil, o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto Paralapracá contempla, entre os eixos da formação continuada, o eixo Assim se Faz Arte que dá acesso aos profissionais da Educação Infantil das Redes parceiras uma bagagem de conhecimentos sobre esta área que tem sido acolhida e reconhecida pelas instituições contempladas pelo projeto em cada município. “Esperamos que esta postura do projeto comprometida com a arte realmente tenha feito alguma diferença nas escolas. Como resultado projetos interessantes foram realizados com as crianças”, comenta Iany. Para ela, o Prêmio pode contribuir com o reconhecimento do trabalho dos professores e a consolidação das mudanças que o projeto Paralapracá tem provocado nas instituições de Educação Infantil onde tem chegado sua proposta de melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral.

Premiação

Os professores que concluíram suas inscrições receberam, com exclusividade, uma prancha com a imagem da obra Ascensão I, 1973, de Iberê Camargo, com uma proposta de utilização em sala de aula.
Aos vencedores serão entregues os seguintes prêmios por categoria: ao professor  dez mil reais em dinheiro; publicações; participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação e troféu. À escola um computador, uma câmera fotográfica digital e uma câmera filmadora digital; além de participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar;

Conheça o Regulamento

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo