PIC e Infâncias em Rede participam da revitalização de mais um espaço de lazer no Calabar

Crianças moradoras do Calabar participaram de mais um momento de revitalização do seu bairro. Desta vez o alvo da ação cidadã foi a Praça Antônio Sampaio, mais conhecida como Praça do Bomba, que ficou repleta de tinta, alegria e crianças transbordando ansiedade à espera do momento para colorir mais um espaço para brincar. A ação da ultima sexta-feira, dia 07 de fevereiro, teve como objetivo proporcionar mais um espaço de lazer para as crianças, jovens e toda a comunidade do Calabar.

O desejo de cuidado com a praça nasceu de uma inquietação da própria comunidade há cerca de quatro anos ao expor o seu desejo à Associação de Moradores do Calabar (SBRC) de ver o espaço livre do acúmulo de lixo, dos ratos e do mau odor. “A gente procurou a Prefeitura e correu atrás da retirada do lixo. A Prefeitura, então, colocou aparelhos para a prática de esportes”, relata Fátima Gavião, presidente da Associação de Moradores do bairro.

Praça limpa e equipada, só faltava o ambiente acolhedor. Na época, a Coca Cola se propôs a dar o toque especial, mas numa ação clara de marketing onde o nome da marca aparecia em todos os grafites realizados. Passados alguns anos, as pinturas já desgastadas, e os adultos com muitas reclamações sobre a ação de depredação das crianças na praça, a SBRC, após vivenciar a revitalização da Praça do JUC, convidou a Avante, por meio dos projetos Primeira Infância Cidadã (PIC) e Infâncias em Rede, a repetir o feito na Praça do Bomba e dar o toque lúdico das crianças, que chegaram com entusiasmo e alegria para contribuir no colorido das pinturas.

O Infâncias em Rede e o PIC trouxeram as crianças envolvidas nos projetos e assim estimularam a participação de outras crianças do bairro: “Dessa forma a gente garante a inclusão das crianças, que assim têm a possibilidade de se sentir presente no espaço. E ao se envolverem na revitalização criam empoderamento e a consciência do cuidar”, diz Ivanna Castro, assessora técnica de desenvolvimento local do PIC. Ivanna lembra que outro ponto importante foi a possibilidade de envolvimento de diferentes gerações do próprio bairro em uma grande ação de protagonismo.

Segundo Júlio Costa, do Museu de Street Arte de Salvador (MUSAS), as crianças estavam inquietas para escrever coisas boas nas paredes da praça, só mensagens de autoestima. “Esse momento trouxe uma energia muito boa para o Calabar”, conta Júlio que orientou a arte das crianças nas paredes do bairro na revitalização da Praça do JUC e chegou com um maior número de integrantes do MUSAS para repetir a dose no Bomba.

Esta nova ação ganhou mais um apoio com a parceria do núcleo de Atividade Curricular em Comunidade (ACC) da faculdade de odontologia da UFBA, que já atua no Calabar. A ACC da UFBA entrou com recursos financeiros para a compra das tintas. “Agora sim a praça está com cara de lazer”, arremata a presidente da SBRC.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo