Paralapracá fortalece laços com as secretarias de educação

No mês de maio, quatro dos cinco municípios do segundo ciclo do projeto Paralapracá participaram de reuniões para repactuação em relação à proposta inicial do projeto. Estiveram presentes aos encontros um representante do Instituto C&A, os secretários de educação, a equipe técnica do setor de educação infantil das secretarias, assessoras do Paralapracá e a coordenadora geral do projeto, Mônica Samia.

Segundo Patrícia Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, a repactuação busca oferecer uma devolutiva aos municípios sobre a avaliação “marco zero”, estudo que desenhou um cenário sobre a Educação Infantil de cada cidade participante do projeto. A avaliação foi encomendada pelo Instituto C&A e realizada pela consultoria Move, especializada em avaliação de projetos sociais e educacionais.

Além de apresentar os dados da primeira etapa da avaliação realizada pela Move, a equipe do projeto Paralapracá tem dialogado com as equipes técnicas das secretarias para uma devolutiva do processo de monitoramento e para sinalizar a garantia das contrapartidas e de aspectos que interferem no desenvolvimento do projeto nos municípios e impactam a qualidade da Educação Infantil. “Os dados coletados e apresentados para as equipes das secretarias de educação servem de parâmetros e são retroalimentadores do planejamento”, explica Fabíola Bastos, coordenadora de monitoramento do projeto Paralapracá, que reitera que nesses encontros busca-se realizar possíveis ajustes que garantam a melhoria da qualidade de atendimento às crianças da Educação Infantil.

Segundo Mônica Samia, houve grande abertura e interesse dos secretários e das equipes para dialogar sobre os dados apresentados, reconhecendo a importância destes para o planejamento de ações estratégicas, rumo à melhoria da qualidade do atendimento. Os municípios que já realizaram o encontro de repactuação foram: Maceió, no dia 6; Maracanaú, no dia 14; Natal, no dia 15; e Camaçari, no dia 19.

O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No segundo ciclo o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No primeiro ciclo, atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo