Paralapracá é tema de Fórum de Educação Infantil e audiência pública em Pernambuco

Olinda (PE) – A apresentação sobre a experiência de Reggio Emília e a implementação do projeto Paralapracá em Olinda foram temas da reunião ampliada do Fórum em Defesa da Educação Infantil em Pernambuco , no dia 20 de setembro,   e da audiência pública da Câmara dos Vereadores de Olinda, no dia 30 de outubro, respectivamente.

Sob o tema: O que significa se inspirar em Reggio Emília? A assessora, Cida Freire, e as representantes dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Olinda apresentaram para um público de aproximadamente 100 pessoas, de diferentes municípios e de diferentes instituições, a experiência do intercâmbio a Reggio Emília, promovido pelo Instituto C&A, com apoio técnico da Avante – Educação e Mobilização Social, entre os dias 29 de maio a 5 de junho deste ano. Na oportunidade foi possível compartilhar a metodologia do Projeto e falar das semelhanças entre os princípios e as diretrizes do Paralapracá e da cidade italiana. “Tanto o Paralapracá, quanto em Reggio Emilia há a premissa de que a criança é rica, competente e capaz, e que esta orientação reverbera numa pedagogia da escuta, na organização do espaço como terceiro educador, promovendo interações e a autonomia das crianças. E que a documentação pedagógica sustenta intenções e ações”, explica Cida Freire assessora do projeto em Olinda e Jaboatão dos Gurarapes.

Na Câmara dos Vereadores de Olinda, o Paralapracá, foi apresentado pela Secretária de Educação Márcia Souto por meio do requerimento da vereadora Graça Fonseca que soube do Projeto e achou importante conhecer o que está acontecendo na cidade. Cida Freire e Márcia Souto responderam questões levantadas pelos vereadores presentes, recebendo parabenizações pela parceria. O Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A, idealizado, realizado e monitorado pela Avante – Educação e Mobilização Social.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo