Paralapracá é referência em Encontro da Rede Arte na Escola

Paralapracá é referencia em Encontro da Rede Arte na Escola
A experiência formativa e os materiais do projeto Paralapracá foram apresentados como referência no encontro norte e nordeste da Rede Arte na Escola.  A assessora pedagógica do projeto em Maracanaú, Iany Bessa, ministrou a palestra intitulada: A dimensão lúdica na formação de professores na educação Infantil: experimentações no eixo da arte quando falou sobre sua experiência como formadora do projeto, o uso dos materiais, em especial no eixo Artes Visuais e apresentou os produtos resultantes das práticas pedagógicas com as crianças nas instituições de Educação Infantil.

O Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A concebido para atuar em duas linhas de ação complementares: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores. O processo de formação dos professores baseia-se no desenvolvimento de seis eixos: Assim se Brinca, Assim se Faz Artes Visuais, Assim se Faz Música, Assim se Faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente.

Durante sua palestra no encontro, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro no teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, a assessora de Maracanaú abordou detalhes sobre as formações continuadas do Paralapracá ao longo do ciclo I e II do projeto, dando destaque aos Eixos Assim se Brinca e Assim se Faz Arte. “Meu foco foi o Ciclo I (2010 – 2012) quando fui assessora pedagógica do município de Caucaia (CE). Mas também apresentei algumas práticas já realizadas nas instituições do município de Maracanaú, onde também desempenho o papel de assessora no Ciclo II (2013 – 2016)”, conta.

Iany Bessa também apresentou os trabalhos das crianças das instituições de Educação Infantil do Ciclo I. “Foi o ápice para o entendimento da metodologia do projeto. Todos ficaram apaixonados pela proposta do Paralapracá”. Segundo ela, a ocasião também foi estratégica para apresentação dos materiais do projeto e da Rede Arte na Escola, que já são utilizados, juntos, pela assessora nas formações que realiza com os professores da rede pública de ensino de Maracanaú. Iany Bessa atua como formadora tanto do Paralapracá como da Rede Arte na Escola, fator que deu origem ao convite para a exposição no evento.

A compatibilidade das propostas chamou a atenção da Rede Arte na Escola para os produtos do Paralapracá. “Eles estão muito interessados em ampliar os materiais para a Educação Infantil e demonstraram grande interesse em adquirir os que fazem parte da Mala e do Baú do projeto Paralapracá”, conta a assessora. Na ocasião, a Iany Bessa recebeu, das mãos da coordenadora do Polo de São Paulo, os materiais da Rede Arte na Escola para serem distribuídos com as 5 assessoras dos municípios que participam do Ciclo II do Paralapracá.

O encontro

O encontro proporcionou momentos de aprendizagem aos (às) professores (as) e alunos (as) da rede pública de ensino que participou de mesas redondas, formações e palestras dentro dos temas educação e arte-educação. “Aconteceram discussões importantes sobre a formação dos professores de arte. Estudamos sobre o ensino da arte na ciranda das linguagens, discutimos sobre performance, teatro e paisagens sonoras, e fizemos trocas de como podemos nos tornar professores  propositores de arte na escola”, disse a assessora de Maracanaú ao destacar a importância do encontro para a Educação Infantil (EI) do município.

Rede Arte na Escola

A Rede Arte na Escola é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola e está presente em 22 estados brasileiros. A Rede possui 47 Polos, formados por unidades conveniadas, instituições de ensino e de cultura que oferece formação continuada em artes para professores do ensino básico da rede pública de ensino.  Enquanto coordenadora do Polo Ceará da Rede Arte na Escola, Iany Bessa conduz grupos de estudos com os professores e organiza seminários, mostras de arte e visitas a espaços de cultura da Cidade.

O projeto Paralapracá é um projeto do Instituto C&A que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em aliança com Secretarias Municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A iniciativa é implementada em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). Integram o segundo ciclo do projeto cinco municípios: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo