Paralapraca

  /    /  Paralapraca
      Estação Paralapracá

      Esta publicação foi elaborada com base na experiência de implementação do Paralapracá em cinco municípios do ciclo I do Programa, a partir de pesquisas feitas por profissionais da Educação Infantil de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI), que reuniram um menu de paisagens culturais.

      Continue lendo



      Almanaque Paralapracá

      Um almanaque é um livro que contém textos recreativos, humorísticos, literários e informativos. O Almanaque Paralapracá – Menu de Guloseimas Lúdicas para educadores da infância pretende ser, ao mesmo tempo, uma fonte de inspiração, informação, entretenimento e consulta a profissionais da Educação Infantil, para o planejamento de atividades que ampliem o repertório cultural das crianças.

      Continue lendo



      Pasta de registro – Paralapracá

      Quando registramos, construímos a memória de algo que consideramos importante e vale a pena ser revisto. A Pasta de Registro é um instrumento de formação indispensável dos profissionais que participam do programa Paralapracá e foi estruturada com o objetivo de estimular a documentação da prática pedagógica, colaborando com a organização dos registros das experiências vividas pelas crianças, contribuindo para o aprimoramento tanto da capacidade de observação e reflexão do professor quanto de práticas de documentação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

      Continue lendo



      Cadernos de orientação

      Os Cadernos de Orientação sugerem aos profissionais da educação infantil formas de planejar as práticas pedagógicas com base nos documentos de referência nacional para essa etapa educacional. Eles também fomentam a maior participação das crianças, de suas famílias, dos funcionários das instituições de educação infantil e da comunidade em geral no processo educativo. A coleção traz ainda dicas para as ações formativas, além de referências teóricas sobre os eixos que estruturam os materiais pedagógicos do programa Paralapracá.

      Conheça a coleção, que é integrada pelos cadernos de orientação: Assim se Brinca, Assim se faz Artes, Assim se faz Música, Assim se faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente, e o caderno de orientação – O coordenador pedagógico e a formação continuada.

      Continue lendo



      Cadernos de experiências

      Os Cadernos de Experiências contêm registros de atividades pedagógicas realizadas no primeiro ciclo de implementação do programa Paralapracá, entre 2010 e 2012, com crianças dos municípios de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI).

      Continue lendo