Paralapracá

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      Estação Paralapracá

      Esta publicação foi elaborada com base na experiência de implementação do Paralapracá em cinco municípios do ciclo I do Programa, a partir de pesquisas feitas por profissionais da Educação Infantil de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI), que reuniram um menu de paisagens culturais.

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      Almanaque Paralapracá

      Um almanaque é um livro que contém textos recreativos, humorísticos, literários e informativos. O Almanaque Paralapracá – Menu de Guloseimas Lúdicas para educadores da infância pretende ser, ao mesmo tempo, uma fonte de inspiração, informação, entretenimento e consulta a profissionais da Educação Infantil, para o planejamento de atividades que ampliem o repertório cultural das crianças.

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      Pasta de registro – Paralapracá

      Quando registramos, construímos a memória de algo que consideramos importante e vale a pena ser revisto. A Pasta de Registro é um instrumento de formação indispensável dos profissionais que participam do programa Paralapracá e foi estruturada com o objetivo de estimular a documentação da prática pedagógica, colaborando com a organização dos registros das experiências vividas pelas crianças, contribuindo para o aprimoramento tanto da capacidade de observação e reflexão do professor quanto de práticas de documentação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

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      Cadernos de orientação

      Os cadernos a seguir trazem um conjunto de orientações ou sugestões de como explorar os
      materiais e referenciais pedagógicos do programa Paralapracá, além de como envolver todos
      os que fazem parte do processo educativo – crianças, família, membros da comunidade,
      educadores, instituições de Educação Infantil e escolar. Boa leitura!

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      Cadernos de experiências

      Nesses Cadernos você acessa parte das experiências retratadas pelas/os profissionais que passaram pela formação continuada do programa Paralapraca. Elas/es registraram os caminhos percorridos, que revelaram as mudanças ocorridas, os resultados e a reflexão sobre as práticas e as concepções de infância e de Educação Infantil que, por sua vez, foram sendo revisitadas, problematizadas e reconstruídas ao longo do percurso. Cada caderno aborda um eixo formativo do Programa Paralapracá: Assim se explora o mundo; Assim se organiza o ambiente; Assim se brinca; Assim se se faz literatura; Assim se se faz música; e Assim se se faz arte.

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