O Olhar e a voz da criança na arquitetura

O Olhar e a voz da criança na arquiteturaA CriaCidade, em parceria com a faculdade de arquitetura de belas artes de São Paulo, irá elaborar e executar o curso: O olhar e a voz da criança na arquitetura. O curso acontecerá no programa de extensão da faculdade com duração de um ano.
O primeiro semestre será teoria intercalada com oficinas práticas desenvolvidas pelos estudantes de arquitetura com as crianças com o objetivo de estimular a criatividade, o imaginário e as sensações das crianças. O segundo semestre serão oficinas de escuta das crianças para elaboração de três projetos arquitetônicos: hospital, escola e praça.

A ideia é que em 2015 estes três projetos sejam executados. ”É um grande avanço este espaço dentro da arquitetura e vamos caminhando para concretizar a meta 8 da ação finalística 7: Criança, o espaço e a Cidade, do Plano Nacional Primeira Infância” diz Nayana Brettas, diretora executiva e de projetos da CriaCidade e integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Conforme texto escrito por Nayana para o Portal do Educador  “As crianças revelam a preferência por brincar com a cidade ao invés de brincar na cidade, como querem os adultos, em locais específicos para o brincar, que garantem a sua tranquilidade pelo fato de saberem que ali as crianças estão afastadas dos males da rua”. Por isto ela vibra com a possibilidade da faculdade instituir o curso como disciplina dentro do currículo da arquitetura caso este seja bem sucedido.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo