logo_Prancheta 45

Mobilização pelo Marco Legal Primeira Infância segue com força, agora em Seminário em Goiás. Avante representa RNPI

A mobilização para fazer valer o Marco Legal da Primeira Infância em todo país continua crescendo. E a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que esteve à frente das mobilizações para a aprovação do Marco, emplaca ações em todo o território brasileiro, representada por suas 160 organizações. Entre elas, a Avante – Educação e Mobilização Social, que integra o GT de Participação Infantil da Rede e atua como secretaria executiva da Rede Estadual Primeira Infância da Bahia (REPI – BA), estará amanhã (6 de maio) em Goiânia (GO) participando de uma mesa redonda do II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI). Na sua segunda edição, o evento traz o debate sobre o Direito à educação com qualidade social; e o direito à participação na infância, como pressuposto nas políticas públicas.

A RNPI será representada pela consultora associada da Avante, Ana Oliva Marcílio, que integrará a mesa redonda Pelo Direito à Participação das Crianças no contexto das Políticas Públicas para Educação ao lado de Rose Crepaldi do Mapa da Infância Brasileira (MIB/SP) e Gustavo Amora, da COMOVA/BSB, todos integrantes do GT de Participação Infantil da Rede. A coordenação da mesa será da Professora Hilda Maria de Alvarenga, do GEPCEI da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Alinhado com o que propõe o Marco Legal da Primeira Infância, o evento tem o objetivo de fortalecer e ampliar os processos de formação continuada de professores e gestores da Educação Infantil das Secretarias de Educação dos Municípios Goianos, mas também terá como convidados professores que trabalham com a Educação Infantil e com a infância em outros espaços não escolares do interior e da capital do estado.

Na primeira edição, em 2015, participaram do I Seminário do GEPCEI cerca de 350 professores de mais de 15 municípios goianos, entre eles o prof. Vital Didonet, assessor legislativo da RNPI. Ao término do evento estes municípios ressaltaram a importância desse momento formativo e solicitaram que essa agenda fosse mantida anualmente para poder agregar o tema da Educação Infantil no escopo das políticas públicas de qualidade.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo