Militantes da economia solidária retomam Fórum Soteropolitano

Militantes da economia solidária retomam Fórum Soteropolitano
Fórum Soteropolitano de Economia Solidária foi retomado por militantes da economia solidária na última segunda, dia 20 de janeiro, em um encontro que reuniu 25 pessoas, e teve como pauta a avaliação do setor da economia solidária em 2013 e o planejamento da atuação do Fórum em 2014.

Dentre os presentes estavam gestores públicos, instituições que fomentam e assessoram empreendimentos de economia solidária e representantes dos próprios empreendimentos.
O objetivo da reunião foi reaver as atividades do Fórum, que não atuava de forma expressiva e destacar a sessão especial da Câmara Municipal de Salvador para retomada do Projeto de Lei que institui na capital baiana o Sistema de Economia Solidária.

Dentre os desafios que ainda precisam ser superados, estiveram a ampliação da discussão sobre a formalização jurídica dos empreendimentos solidários, a presença ainda tímida dos empreendimentos nos espaços de incidência política e a formação política dos empreendimentos. Diante deste cenário e visando a otimização do funcionamento do Fórum Soteropolitano, os presentes se dividiram em quatro grupos de trabalho (GT) para debater os temas: comunicação, marco regulatório e legislação, finanças solidárias e formação.

Durante 2014 as reuniões do fórum acontecerão na terceira segunda feira de cada mês, das 9h às 17h, em regime de rodízio, ficando agendada a próxima reunião para o dia 17 de fevereiro, no Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – comércio. Pela manhã os GTs farão reuniões e pela tarde acontecerá a reunião do Fórum, com a primeira hora dedicada à formação dos integrantes. O Fórum não oferece alimentação nos dias das reuniões, mas incentiva o almoço solidário, que é feito com a contribuição de cada integrante, que leva algo para compartilhar.

COOPERFEIRA Novo Sabor integra Fórum soteropolitano de Economia Solidária

A presença de integrantes da COOPERFEIRA Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feria de São Joaquim na primeira reunião de retomada do Fórum Soteropolitano de Economia solidária foi uma boa surpresa para os militantes mais antigos do movimento e para representantes de empreendimentos solidários. Ana Suely, da associação de doceiras da Península itapagipana, validou a presença da COOPERFEIRA e destacou a importância dos empreendimentos discutirem sobre suas demandas sem a intermediação das instituições que os assessoram.

É por concordar com Ana Suely a respeito do protagonismo dos empreendimentos solidários que a Avante – Mobilização e Controle Social, vem fomentando e assessorando a COOPERFEIRA, desde sua criação, com vistas à sua independência. A assessoria acontece através do projeto É Dia de Feira Solidária, desenvolvido pela Avante por meio da sua Linha de Formação para o Trabalho, com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE). A presença de 7 dos 12 cooperados na reunião do Fórum Soteropolitano, o interesse de 3 deles para compor grupos de trabalho do Fórum e a satisfação deles em ocupar esse espaço de construção política são indicadores de que essa metodologia vem gerando resultados. “Adorei vim pra reunião do Fórum! A gente conhece coisas que a gente nem pensava que existiam!” falou Jandira dos Santos, integrante da COOPERFEIRA.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo