Maracanaú ganha Gerente de Educação Infantil

template-destaqueMaracanaú (CE) – A crescente valorização da Educação Infantil em Maracanaú após a parceria estabelecida entre a Secretaria de Educação do Município e o Instituto C&A para a implementação do Paralapracá na Rede Municipal levou à conquista de uma gerência voltada especificamente para a Educação Infantil (EI). O projeto está presente em 23 Instituições da Rede e em sete instituições conveniadas. “A partir das provocações do projeto a Secretaria percebeu a necessidade de ter um profissional voltado integralmente para esta área”, conta Iany Bessa, assessora pedagógica do Paralapracá no município.

Iany vê nesta iniciativa um avanço, pois “ter uma gerente que toma conta só da Educação Infantil cria melhores condições para resolver questões, superar desafios e focar para que haja uma maior qualificação para os profissionais desta área”. Quem assume o cargo é Solange Silvestre que participa do Paralapracá desde o início de 2013, quando foi dada a partida para o ciclo II do projeto. Ao longo deste percurso Solange, que ocupava o cargo de gerente do Ensino Fundamental e Educação Infantil, vinha atuando dividia entre os dois segmentos. Com a crescente valorização da EI sua atuação ganhou foco e ela assumiu a mais nova Gerência de Educação Infantil do município. “A equipe de Maracanaú trabalha em uma parceria muito grande, fiquei muito feliz por integrar esta equipe”, conta.

Depois da III formação do Paralapracá, que aconteceu em Salvador no mês de fevereiro, a agora Gerente de Educação Infantil já realizou uma formação com a equipe técnica para falar sobre o projeto e mobilizar para que as metas pactuadas sejam atingidas no seu município. Além deste evento, coordenadoras pedagógicas e equipe técnica da Secretaria de Educação de Maracanaú realizaram uma reunião para debater sobre a importância do brincar, objetivos, conceitos, concepções, direitos, cultura e práticas deste eixo da formação.

O projeto Paralapracá é implementado em 30 instituições da rede municipal de ensino de Maracanaú, nas quais desenvolve um processo formativo junto a 30 coordenadores/formadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que realizam formação com vistas à qualificação da prática de 163 dos 344 professores da rede. A formação destes profissionais impacta na realidade educacional de 3.748 crianças atendidas de forma indireta pelo projeto. O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No Ciclo II o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No Ciclo I o projeto atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo