logo_Prancheta 45

Maracanaú fica entre os 12 selecionados para a II Mostra da Semana do Bebê

Dos 50 municípios brasileiros que se inscreveram para a II Mostra Internacional da Semana do Bebê, realizada entre os dias 18 e 20 de novembro, em Belém (PA), apenas 12 foram selecionados para apresentar suas experiências exitosas. Desses, 11 são do Nordeste e um do Norte. Entre os municípios do Nordeste, três são do Ceará – Aracati, Russas e Maracanaú. O evento também abriu espaço para as apresentações de cidades de Portugal e Argentina.

O objetivo da Mostra Internacional da Semana do Bebê é promover a troca de experiências entre países, estados e municípios e discutir formas inovadoras e efetivas de fazer com que a Semana do Bebê traga impactos reais para a garantia dos direitos da Primeira Infância. Cada um dos trabalhos inscritos foi analisado por um grupo de especialistas do UNICEF e de organizações parceiras.

A experiência de Maracanaú foi apresentada pela gerente de Educação Infantil do município, Solange Silvestre, na tarde do dia 20. “O evento foi muito especial para todos nós. Possibilitou que pensássemos melhor sobre os contextos em que as nossas crianças estão inseridas e o que podemos melhorar para o seu bem estar, suas aprendizagens, seu desenvolvimento”, diz a gestora. Solange Silvestre explica tantos municípios selecionados do Nordeste pelo fato de a região vir garantindo um maior acesso às crianças nas instituições (creche e pré-escola), apesar de ainda não efetivar uma qualidade em seu atendimento coerente com as necessidades desse público. Ela ressalta ainda o apoio do UNICEF, “que tem estimulado cada município a olhar para seu contexto e se mobilizar por uma melhor qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos”.

Para Solange Silvestre, as Semanas do Bebê têm favorecido uma maior e melhor visibilidade à Primeira Infância. “A classificação de Maracanaú amplia os olhares para a Primeira Infância alertando os gestores municipais (prefeitos, secretários) a firmarem, em suas agendas, o compromisso com as crianças nessa faixa etária. Representa também o reconhecimento de todo um trabalho que os profissionais envolvidos com esse público vêm desenvolvendo no município”, explica. O município realizou sua primeira Semana do Bebê em 2013. Foi essa primeira experiência que lhe garantiu a seleção para a II Mostra Internacional. “Em 2014 nós ampliamos e consolidamos o evento no município”, diz Solange Silvestre. Maracanaú possui, desde a primeira edição da Semana do Bebê, uma legislação específica que efetiva o evento no calendário do município (Lei nº 2.063/13).

A gerente destaca também que a realização da Semana do Bebê confere credibilidade ao município, pois divulga experiências significativas de forma intersetorial na promoção do bem estar da primeiríssima infância e na garantia de seus direitos fundamentais. O evento acontece com o envolvimento de todas as secretarias e outras instituições ligadas à infância, tais como: Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF), centros culturais, hospitais, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (CIRM), entre outros.

Além da apresentação de experiências nacionais e internacionais, houve ainda oficinas, mesas redondas, cine-debate, atividades culturais e artísticas. Entre as mesas redondas, uma foi reservada para a discussão sobre os Planos Municipais pela Primeira Infância: Conquistas e Desafios, encabeçada pela Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

A II Mostra Internacional da Semana do Bebê é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Governo do Estado do Pará e apoio estratégico de diversas empresas que têm como público alvo a Primeira Infância. O evento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público; gestores das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e da sociedade civil.

A Semana do Bebê e a Educação Infantil

“A realização do evento confere maior visibilidade e atenção da gestão municipal como um todo à Educação Infantil na perspectiva de se reconhecer que a criança do município é um sujeito de direitos, um ser do presente e que precisa estar em uma instituição acolhedora, que contribua de maneira significativa para o seu desenvolvimento”, comenta Solange Silvestre.

Tanto na primeira como na segunda Semana do Bebê todas as instituições de Educação Infantil da rede municipal de Maracanaú (educadores e crianças) participaram ativamente e ofereceram uma grande diversidade de ações voltadas para as crianças. Entre elas, atividades como pintura, desenho, colagem do autorretrato das crianças; roda de conversa com mães, gestantes, puérperas e familiares da comunidade; musicalização e brincadeiras; leitura, contação de história, dramatização e expressão oral e escrita; painel sobre amamentação; ações educativas para proporcionar a integração entre família e espaço escolar.


Para a assessora do Paralapracá em Maracanáu, Iany Bessa, essa ampla participação das instituições é um ganho para todos que atuam em prol dos direitos da Primeira Infância: “Isso tem colaborado para que os profissionais ligados a esse público passem a perceber que a Educação Infantil vai muito além do cuidar, e tenham um melhor entendimento das ações propostas nos documentos oficiais para esse segmento”, diz.

Ela acredita que a realização do evento ajuda às instituições de Educação Infantil a perceber a sua importância e à sociedade a compreender o direito das crianças de receber uma educação de qualidade. E que a secretaria ganha aliados na missão de oferecer essa qualidade por meio da garantia de um atendimento específico e responsável para esse público.

A assessora observa que uma etapa do caminho em direção à garantia dessa qualidade já vem sendo trilhado. E destaca como fator de grande relevância nessa trajetória a aliança entre a rede municipal e o projeto Paralapracá. O projeto, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral, assume estratégias de intervenção no apoio às redes no intuito de fomentar a consolidação de políticas públicas para a esse segmento.

“O Paralapracá tem contribuído significativamente no fortalecimento das práticas pedagógicas em nossa rede, o que confere um olhar mais apurado sobre as especificidades da Primeira Infância”, ressalta Solange Silvestre. A gerente de Educação Infantil do município observa que o impacto do projeto na rede vai para além das trinta instituições onde ele se faz presente, pois a secretaria tem viabilizado ações formativas nas demais por meio de encontros mensais e utilização das leituras significativas disponíveis no material. “A equipe da Educação Infantil tem se nutrido e repensado sobre suas práticas”, diz.

O Paralapracá marcou presença nos dois eventos da Semana do Bebê no município, que vem sendo realizada sempre no mês de setembro. O projeto tem promovido palestras e exposição dos materiais, que já são uma referência nas redes parceiras. A Mala e o Baú ficam expostos em um espaço (tenda) juntamente com outros materiais pertinentes à infância.

Direito ao Brincar

Além das atividades oferecidas na mesma linha da I Semana do Bebê, a II Semana promoveu uma reflexão sobre o brincar na Educação Infantil. A assessora do projeto de Maracanaú ministrou uma palestra sobre O Brincar como Direito na Primeira Infância e compartilhou com o público os conhecimentos disseminados durante as formações continuadas do projeto Paralapracá no eixo Assim se Brinca. De acordo com Iany Bessa, a plateia foi formada por mais de 500 profissionais da educação que compareceram ao Centro Cultural para ouvi-la.

“Eu abordei o direito ao brincar e a legislação que trata do tema, além da importância do brincar para as crianças inseridas nas instituições de Educação Infantil”, diz Iany Bessa. A assessora conta que ao final da explanação respondeu a diversas perguntas sobre atividades que envolvem o tema e sobre a importância do espaço do brincar nas comunidades.

O Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. O projeto foi concebido para atuar em duas linhas de ação complementares: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores  e se desenvolve em aliança com secretarias municipais de educação nos municípios, no ciclo II: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), e no ciclo I: Caucaia (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Feira de Santana (BA), Teresina (PI) e Campinha Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo