Mais que leitores mirins – mediadores de leitura

Os pequenos Valdelice da Silva, 11; Michele da Silva, 8; Josué dos Santos, 11; Gabriela Cerqueira, 13; e Geisa dos Santos, 11 adoram ler. Eles frequentam a Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, e leem mais de 20 livros no mês, além de participar das rodas de contação de história para crianças mais novas. Eles são mediadores de leitura mirins.
Ao perceber a paixão dos meninos pela leitura, a educadora e mediadora de leitura da Biblioteca, Rafaela Fagundes, convidou-os para participar das rodas de contação de história. Desde então, eles escolhem os livros que mais gostam para recontar ou ler para os colegas. Entre seus autores preferidos estão: Maria Machado, Monteiro Lobato, Ziraldo, Manoel Bandeira e Ruth Rocha. Com o acompanhamento de Rafaela, os garotos ainda escrevem e declamam poesias, participam de eventos literários em escolas, creches, no Espaço Cultural Alagados e de eventos na Câmara Municipal de Vereadores.
A Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus foi criada em 1984 pela Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia. Em 2010, passou a integrar a Rede EMredando Leituras e a participar de encontros de formação de mediadores de leitura. “As formações feitas pela Rede são oportunidades para a gente melhorar nosso desempenho como mediadora de leitura. Nos encontros eu compreendo melhor quais livros e métodos são mais adequados para cada faixa etária, por exemplo, e tento ensinar isso aos mediadores mirins”, diz Rafaela Fagundes.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo