Mães de Primeira Viagem do Lobato aprendem sobre a importância dos laços familiares

Pais que brigavam e eram ausentes, outros dedicados e orientadores, irmãos que impediram a tomada de decisões equivocadas na vida. Esses são alguns dos fragmento das estórias de vida das adolescentes grávidas do projeto Mães de Primeira Viagem, compartilhados com a psicóloga Fernanda Pondé na sétima reunião do grupo de apoio psicossocial, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Lobato, no dia 6 de maio. O objetivo da reunião, que contou com 11 das 20 grávidas que compõe o grupo, foi ensiná-las a importância dos laços familiares no bom desenvolvimento de seus filhos.

Fernanda Pondé explicou para as futuras mães que a qualidade dos vínculos afetivos dos adultos produz um impacto significativo na vida de seus bebês, assim como elas foram afetadas por suas histórias de vida. Ela ressaltou, no entanto, que as adolescentes podem e devem investir na construção de novas histórias. “Histórias que sejam construtivas, resultados de laços saudáveis criados ao redor de seus filhos. Laços que não virem nós”, disse, lembrando o poema “Laços e Abraços” de Mario Quintana, lido na reunião, o qual concluiu dizendo que laço “quando virá nó, já deixou de ser laço”.

Na perspectiva de desatar esses nós e prevenir que novos surjam nas relações, a psicóloga mostrou às adolescentes algumas alternativas. “Os conflitos entre os adultos afetam os filhos, que hoje são mães e pais. É importante interromper este ciclo, buscar apoio para a construção de novas histórias, buscar pessoas com as quais vocês e seus filhos tenham uma relação de confiança, da qual algumas mães foram carentes. Criar novos vínculos ao redor do filho, tendo a mãe ao centro, mas contando com outras pessoas que podem e devem marcar positivamente a criança”, explicou.

As adolescentes do grupo ouviram atentamente tanto as histórias de vida umas das outras, como a exposição da psicóloga que, para aprofundar o tema da importância dos laços apresentou o vídeo A Relação Mãe Bebê e o Melhor Vínculo com o seu Recém Nascido . Para finalizar, Fernanda Pondé ressaltou a importância de se resgatar memórias positivas e torná-las parte da vida dos filhos. “Selecionar é importante. Podemos construir estórias diferentes e ser as autoras da nossa própria estória”, concluiu.

O projeto Mães de Primeira Viagem é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, pelo o Instituto Camargo Corrêa e Consorcio Mobilidade Bahia, do qual faz parte a Construtora Camargo Corrêa.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo