Líderes pela primeira infância se reúnem nos EUA e participam de Conferência voltada às famílias e crianças indígenas

Acontece essa semana, dias 16 e 17 de março, em Albuquerque, Novo México (Estados Unidos), o encontro presencial do grupo de Global Leaders (GL) das Américas, projeto do World Forum on Early Childhood Care and Education (Fórum Mundial para Cuidados e Educação na Primeira Infância). Na ocasião, Albuquerque também será sede da Native American Family and Child Conference, que acontece entre os dias 12 a 18 de março. Voltados para formação de liderança em defesa dos direitos das crianças, ambos serão momentos de encontro e articulação dos integrantes do encontro de GL das Américas e, entre eles, Maria Thereza Marcilio, coordenadora regional do GL da América Latina e consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social.


Esta edição do encontro de Global Leaders das Américas será composta por seis norte-americanas, uma mexicana e uma brasileira. A mexicana Connie Peralta trabalha em uma ONG com meninas que sofreram variados tipos de violência, e a brasileira Isabella Henriques é do Instituto Alana. As americanas são todas ligadas à primeira infância indígena, trabalhando com diferentes povos indígenas dos EUA.


Duas delas, Carolyn Codopony e Juli Skinner, apresentaram seus projetos no encontro de Global Leaders das Américas que aconteceu no Brasil em 2015, organizado pela Avante. O projeto desenvolvido por Carolyn tem como foco as crianças indígenas da tribo Comanche, de onde ela também se origina, e é uma ação de advocacy voltada para o resgate da língua nativa, que começou a desaparecer no final dos anos 60. Já o trabalho desenvolvido por Juli Skinner consiste em uma pesquisa para descobrir as dificuldades que a população da tribo Cherokee tem em usar os serviços sociais para trabalhar os problemas emocionais das crianças e também dos pais, já que muitos desses problemas estão relacionados com o distanciamento da sua cultura original, situação ocasionada pela exigência de se enquadrar aos moldes da sociedade americana.


Native American Family and Child Conference


A Native American Family and Child Conference é um evento que reúne lideranças de tribos indígenas para compartilhar informações, discutir temas relevantes, novas ideias e articular redes para fortalecimento dos trabalhos que desenvolvem localmente. Um dos objetivos do encontro é formar e fortalecer lideranças voltadas aos cuidados com as crianças. Além da infância indígena ser um tema comum em projetos desenvolvido por GL, a formação de lideranças com foco no cuidado com as crianças é uma das razões que levam o grupo de GL das Américas participar do evento.


“O mundo, nossa mãe terra, está passando por momentos difíceis, especialmente para as crianças pequenas: guerras, desastres naturais, xenofobia e violência são parte das notícias diárias e as crianças são severamente afetadas por suas consequências. Mais do que ninguém, elas precisam de advogados que ajudem a fazer com que suas vozes sejam ouvidas e seus rostos sejam vistos. Seus direitos devem ser respeitados e nós devemos lutar contra todas as possibilidades de violações. É para isso que existe o projeto Global Leaders. Este é o compromisso que queremos fortalecer durante este encontro”, disse Maria Thereza Marcilio na abertura do encontro no Brasil.


World Forum


Participante do _World Forum on Early Childhood Care and Education desde 2009, a Avante – Educação e Mobilização Social vai estar presente novamente no evento, desta vez em Auckland, Nova Zelândia. Em sua décima primeira edição, o World Forum vai reunir 800 profissionais, de mais de 80 nações, ligados à infância, entre os dias 9 e 12 de maio, em debates sobre o tema Sustentabilidade – sustentando infâncias, famílias, organizações, o planeta, uns aos outros e a nós mesmos.


Além de Maria Thereza, a Avante será representada no World Fórum pela consultora associada Ana Oliva Marcilio (Global Leader 2014), participando como bolsista. Na ocasião, as duas estarão presentes em dois painéis: um sobre Redes e direitos da Primeira Infância, fruto do trabalho que desenvolveram como GL ao participarem da produção de duas publicações sobre advocacy pela primeira infância: Primeira Infância em Primeiro Lugar – experiências e estratégias de advocacy (Maria Thereza Marcilio); e Primeira Infância em Primeiro Lugar – um levantamento das redes de advocacy pelos direitos da criança (Ana Oliva Marcilio); e outro sobre escuta e participação de criança.


Durante a grande plenária (Veja a programação preliminar), Ana e a equipe de produção do documentário Voices of the Children (VoC) apresentarão o audiovisual onde crianças de diversas partes do mundo expressam suas ideias na perspectiva da garantia dos direitos.


Global Leaders


A missão do World Forum, organização civil sem fins lucrativos, é de promover uma troca de ideias permanente e global sobre a oferta de serviços de excelência para a primeira infância nos mais diversos ambientes. Entre os projetos, está o Global Leaders (GL) for Early Childhood, cujo objetivo é identificar, selecionar e oferecer suporte e subsídios a profissionais que militam pela primeira infância em diferentes lugares do mundo. Os GL são agrupados por região, a exemplo de Américas, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.


Global Leader 2014, Ana Oliva Marcilio estabeleceu seu primeiro contato com o World Forum ao substituir Maria Thereza Marcilio (GL 2009), em uma viagem a Noruega para o grupo de trabalho (GT) sobre direitos da infância, do qual, atualmente, as duas são integrantes. Lá, ela se vinculou ao comitê Children’s Voices, que tem o intuito de fomentar a participação infantil no que tange aos direitos das crianças em escala global. Ana também representa a Avante no GT de participação infantil na Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo