Liderança mundial pela primeira infância lança livro sobre crianças de 0 a 6 no SGD

Após dois anos de estudos e diálogos com líderes de vários países, Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana e Global Leader for Early Childhood   (Líder Global pela Primeira Infância – GL)  do biênio 2016/2018, tinha como compromisso realizar um projeto que possibilitasse uma incidência nas políticas públicas das ações já desenvolvidas por ela e por sua organização. Assim surgiu o livro Primeira Infância no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, lançado durante evento de assinatura do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Seminário Região Centro Oeste, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sob orientação de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante e Coordenadora regional dos Global Leaders da América Latina, Isabella alimentava o desejo de desenvolver um projeto que atingisse todo o país. O que, a princípio, se configurava muito difícil, senão impossível. A solução veio a partir da sua participação no programa de Formação de Agentes do SGD no estado de São Paulo, coordenado pelo Instituto Alana e a Fundação Maria Cecília Vidigal (FMCV), quando ela decidiu organizar uma publicação com os conteúdos abordados na ação para ser distribuído nacionalmente, dando escala ao mesmo e possibilitando a ampliação e expansão dos conhecimentos que embasam uma ação qualificada dos agentes.

Isabella reuniu textos de mais de vinte especialistas em primeira infância, em distintas áreas do conhecimento. Os artigos passam pela neurociência, desenvolvimento emocional, violência, a importância do sistema de justiça, gestão participativa na educação, entre outros. Sua experiência como Global Leader foi o marco para a concretização do seu trabalho. ”Além do conhecimento técnico que pude absorver como GL, fui bastante inspirada por muitos trabalhos e por muita dedicação à causa da infância. Saí enriquecida dessa experiência, ciente de que, em que pese aos inúmeros desafios postos, a rede mundial protetiva às crianças é sólida, forte, capaz e repleta de afeto”, disse na apresentação da publicação.

A autora

Isabella Vieira Machado Henriques é graduada em direito pela PUC-SP; mestra em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos (PUC-SP); e diretora executiva do Instituto Alana.Ainda na apresentação do livro ela fala da importância de Maria Thereza para a consolidação da sua experiência: “Cheguei ao Global Leaders pelas mãos da querida Maria Thereza Marcilio (…) Com ela, tive a certeza da absoluta indispensabilidade do conhecimento técnico associado ao olhar afetivo no cuidado com as crianças, especialmente no campo da educação formal. Com posições firmes e falas contundentes, suas análises críticas sempre estiveram acompanhadas de muita empatia, fosse com seus interlocutores, fosse referindo-se aos cuidadores, mães, pais ou professores”, disse.

Maria Thereza é autora do artigo que abre a publicação: Primeira Infância: uma militância para toda vida. Nele, ela observa a necessidade do trabalho de advocacy voltado a esse público: “É preciso que diferentes organizações da sociedade civil organizada, Poder Judiciário, entidades governamentais e representantes da Academia aliem-se na defesa desses direitos, assegurando que passem da palavra para a ação”, escreveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo