Liderança Global pela primeira infância cria podcast sobre cuidados e direitos

Pensando em auxiliar mães, pais, educadores e demais interessados na primeira infância, a professora, socióloga e Global Leaders (GL) for Young Children (Liderança Global pela primeira infância), Daniela Florio, lançou o podcast Primeira Infância no Ar, fruto do compromisso, como GL, de desenvolver um projeto que impacte na primeira infância da sua região. 
Liderança Global pela primeira infância. Você conhece?
Já no primeiro episódio, Daniela Florio faz um resgate histórico da forma como a sociedade vem compreendendo a infância ao longo dos anos e traz marcos legais nacionais e internacionais que vão desenhando a mudança de uma cultura e aos poucos reconhecendo os direitos desse público. No Brasil, esse marco é bem recente – a Constituição Federal de 1988, que passa a considerar, explicitamente, a criança como sujeito de direitos e fala, pela primeira vez, em creches e pré-escolas. A partir do artigo 227 da CF/1988 a infância encontra aparato legal para ocupar um lugar em nossa sociedade, abrindo espaço para, dois anos depois, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei n° 8.069/90) dispor sobre a proteção integral a esse público.
Com 13 episódios publicados no canal do Projeto – Primeira Infância no Ar, a Global Leader trouxe para a pauta temas como: concepção de infância, desenvolvimento do cérebro, importância do brincar, creche, pré escola, crianças com deficiência, a relação delas com esse momento tão desafiador devido à pandemia do Covid-19, o papel dos cuidadores, entre outros.
A cada episódio, um especialista é convidado para abordar a temática em questão. No EP 02 Daniela Florio contou com a participação de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, para falar sobre Educação Infantil. Maria Thereza, também coordenadora dos Global Leaders da América Latina, acompanhou e orientou o grupo de 15 GL selecionados no biênio 2019/2020. “O projeto Global Leaders for Young Children tem sido uma oportunidade de identificar lideranças e apoiá-las no seu desenvolvimento e o ensejo para reunir esses profissionais em um fórum internacional, estabelecer uma rede de relacionamentos potente, participar de um curso de especialização sobre primeira infância e acessar fontes de informação e conhecimento atuais. Além disso, oferece apoio para a realização de um projeto na área. Daniela demonstrou ter as qualidades necessárias para ser uma Global Leader e, quase como uma premonição, escolheu como projeto a realização de podcasts, que no cenário de pandemia provou ser uma escolha perfeita”, disse Maria Thereza.
O projeto
O podcast surgiu a partir da seleção de Daniela Florio como Global Leader (2019-2020), um programa da World Forum Foundation, instituição responsável pela realização do World Forum on Early Childhood Care and Education, que acontece a cada dois anos, com o intuito de fortalecer a existência de uma militância preparada e articulada em prol da primeira infância. Daniela participou do último encontro presencial realizado em Macau (China) antes da pandemia.
Ela afirma que, com o surgimento da Covid-19, passou a integrar a temática da pandemia aos episódios, a exemplo do EP 06, uma edição especial, intitulada COVID-19 e Primeira Infância, ou o EP 09 – Crianças Autistas e Isolamento Social.
“A ideia é sempre abordar um tema novo, que provoque discussão. A proposta inicial do Projeto era chegar em 15 episódios, mas como gostei da ideia, pretendo dar continuidade, não mais com compromisso com o Programa [Global Leader]. Penso em encaixar na minha rotina, e aumentar a frequência”, revela Daniela, que ficou surpresa com o alcance do Primeira Infância no Ar: “Inicialmente o público alvo eram profissionais da educação e pais. Mas percebi que atingia e interessava pessoas de fora da área. Então, tento fazer os episódios de uma forma que tenha informações técnicas, mas também dicas para os pais, cuidadores… para atender a todos os públicos”, afirma.
Graças à tecnologia, o podcast já alcançou públicos, em outros países, como: Portugal, Chile, México, Israel, Irlanda e Estados Unidos. O podcast “Primeira Infância no Ar” está disponível no SoundLoud, Spotify, Youtube, PodTail, Podbean, Itunes e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo