Jovens do Calabar se preparam para assistir espetáculo

Amanhã (19 de outubro) é dia de cultura para 15 jovens do Calabar que visitarão o Cine Teatro Solar Boa Vista para assistir ao espetáculo SIRÉ OBÁ: A FESTA DO REI, da Companhia de Teatro Nata. O espetáculo dirigido por Fernanda Júlia remonta uma celebração do candomblé e pretende mostrar a beleza e a filosofia do culto aos Orixás, desmitificando preconceitos e combatendo a intolerância religiosa.

A apresentação do espetáculo será antecedida de uma visita guiada pelo espaço cultural e seguida de bate-papo dos jovens com os artistas que vão contar mais sobre o espetáculo, que tem como objetivo também a valorização da Cultura negra, tema que representa a realidade dos jovens do Calabar.

A Cia de Teatro Nata com mais de 10 anos de trabalho vem realizando montagens teatrais, oficinas, leituras dramáticas, e movimentando o espaço teatral com projetos que discutem, divulgam e valorizam a cultura Afro-Brasileira em Alagoinhas, Salvador e em grande parte do interior do Estado da Bahia. “Nossos espetáculos possuem como eixo norteador a história, cultura e religiosidade Afro-Brasileira, desmitificando preconceitos e imagens equivocadas que povoam histórica e culturalmente o imaginário coletivo da sociedade.” Explica Fernanda Júlia que assina a direção do espetáculo.

A oportunidade está sendo viabilizada graças à continuidade da parceria entre Avante – Educação e Mobilização Social, na Linha de Formação de Agentes Culturais, e o Programa de Mediação FIAC, por meio do programa de ações formativas, promovidas pela Braskem. Em setembro o Mediação FIAC levou 11 jovens para assistirem o espetáculo peça Grand Théâtre Pão e Circo, baseada no livro de  Guy Debord: “A sociedade do espetáculo”, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho.

Mediação FIAC

A Mediação FIAC é um programa de ações formativas desenvolvidas junto a educadores e estudantes de escolas estaduais e municipais, ONGs e associações comunitárias, com apoio do teatro baiano, em comemoração aos 20 anos do Prêmio Braskem de Teatro. O objetivo é fortalecer a produção local e valorizar os profissionais que vivem desta arte e lhe dão vida. A edição de 2013 do programa vai beneficiar diretamente mais de 2.500 pessoas, entre educadores e estudantes, ao longo de sete meses.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo