Gestora da Avante representa RNPI em seminário sobre saúde da criança

Cerca de 150 gestores dos Estados da Região Nordeste (exceto Maranhão) estiveram presentes no Seminário Macro Regional de apoio à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), que aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro em Salvador (Grande Hotel da Barra). A gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcilio, integrou a mesa de abertura do evento representando a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Os presentes discutiram e construíram coletivamente estratégias de apoio para a implementação do PNAISC dentro das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos Estados, Regiões de Atenção à Saúde e Municípios, para gestores estaduais, municipais e apoiadores, com foco na Atenção Básica. “É um grande desafio a implementação da Política. Mas o pessoal da área da Primeira Infância é muito comprometido, tanto das instâncias municipais quanto estaduais. É um grupo vindo da militância, que tem feito acontecer”, diz Maria Thereza referindo-se à forma integrada como a Política foi estruturada, tendo como condição de funcionamento o envolvimento das três instâncias: municipal, estadual e federal quando pressupõe que as “linhas de cuidado” perpassam pelas redes de atenção à saúde: Rede Cegonha; Rede de Atenção às Urgências, Rede Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

“Há um forte desejo de que a política avance, mas há também uma preocupação de todos em relação à essa implementação integrada da PNAISC por conta da atual crise do país que tem exigido sérios ajustes na área econômica”, disse Maria Thereza, referindo-se à necessidade de priorizar à criança pequena (0 a 6 anos) no orçamento público. Em função dessa preocupação, este ano a RNPI enviou à presidente da República, Dilma Rousseff, uma carta pedindo que preserve as políticas sociais voltadas às crianças pequenas dos cortes orçamentários previstos.

A PNAISC é uma conquista por contemplar temas já bastante demandados pela sociedade civil, mas também traz inovação ao inserir o desenvolvimento integral da Primeira Infância e o cuidado com as crianças em situação de violência, acidentes e promoção da cultura da paz como linhas de cuidado.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo