logo_Prancheta 45

Fruto do impacto do Paralapracá no município, SMED Maceió entrega orientações curriculares para a Primeira Infância

Parceira do‪ Paralapracá no ciclo II do projeto, a Rede Municipal de Educação de Maceió (AL) entregou ontem (terça, 27 de outubro) à sociedade alagoana, o Guia de Orientações Curriculares para a Primeira Infância, resultado do impacto criado pelas inovações do projeto Paralapracá que gerou uma mobilização por um currículo para Educação Infantil no município.

O Guia de Orientações Curriculares para a Primeira Infância foi entregue durante a programação do Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz realizado pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Senado Federal, Embaixada da França e o Fundo das Ações Unidades para o Desenvolvimento Infantil (UNICEF). O documento irá municiar os educadores da Rede e possibilitar um ensino mais qualificado.

Em consonância com os frutos dessa parceria, que contemplou 30 das 56 escolas da rede municipal de Maceió, o Paralapracá fez parte da programação do evento por meio da apresentação do projeto, que foi representado por Geisa Andrade, assessora do Paralapracá no município. A apresentação aconteceu na tarde de ontem, terça, no segundo painel, sobre Diálogos e Reflexões sobre as Orientações Curriculares, no qual Geisa dividiu a fala com representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Casa da Amizade e Tobias Granja; com a Profª da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Telma Vitória; e mediação de Angelina Araújo Filha, diretora do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maceió, e Rita Ippolito, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Em 2015 a tecnologia social do projeto, desenvolvida a partir da parceria técnica com o Instituto C&A, que a transferiu para a Avante Educação e Mobilização Social , passa a integrar o Guia de Tecnologias Educacionais 2015 do Ministério da Educação (MEC), conferindo a um notório saber à Avante na formação continuada de profissionais de educação infantil. O projeto, então, ganha um novo formato – Programa Paralapracá Brasil.

Seminário

O Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz aconteceu na última segunda e terça feiras (26 e 27 de outubro), em Maceió (AL). O encontro reuniu centenas de pessoas para traçar e compartilhar ideias que possam colaborar com o desenvolvimento infantil no município. Saiba mais sobre do evento.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo