Formação promove reflexão sobre o cotidiano das creches de Salvador

Com o propósito de colaborar para um aprofundamento da concepção de experiência e seus princípios, estabelecendo relações entre a qualidade dessas experiências para o desenvolvimento, as aprendizagens e o processo formativo de crianças e dos adultos, a Avante – Educação e Mobilização Social realizou, entre os dias 23 e 26 de outubro, a II formação das duplas gestoras das instituições que atendem crianças de 0 a 3 anos nas redes pública e conveniada de Salvador (BA). O encontro é promovido, mensalmente, pelo Programa Nossa Rede Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED).

Estiveram presentes no auditório da FTC cerca de 500 diretores e coordenadores pedagógicos que refletiram sobre a qualidade do que as crianças vivenciam no cotidiano das instituições. Princípios como ludicidade, protagonismo, participação, integralidade foram abordados, sempre com uma reflexão prática e sensível do cotidiano nas instituições.

Após acolhimento, a equipe de formadores da Avante compartilhou os princípios da experiência que norteiam as práticas pedagógicas, uma análise de fotos com foco na qualidade das experiências reveladas nas imagens, e promoveu uma relação com a temática da formação: Relações, espaços e tempos de qualidade na creche. Ao longo das análises foram feitas correlações com o Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador, documento que resultou de uma construção coletiva com os diversos atores da Rede Municipal de Educação de Salvador, sistematizado a partir de uma parceria técnica com a Avante-Educação e Mobilização Social.

Também foi fomentada uma discussão sobre as crianças como sujeitos da ação e não como “objetos”, pressupondo a escuta, a observação, o espaço para a participação delas no planejamento do cotidiano das instituições, considerando seus tempos e modos singulares de aprender e se relacionar.

Segundo Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto, “realizar a formação para as duplas gestoras das instituições que atuam junto às crianças de 0 a 3 anos é uma evidência de que a Rede de Salvador assume a importância de oferecer uma educação de qualidade a elas e que isso depende de práticas que atendam as especificidades da faixa etária e uma visão ampliada de currículo. Nesse sentido, a formação e a organização de tempos, espaços e materiais de qualidade são elementos estruturantes”, disse.

Para a gestora Maria Del Carmen, presente à formação, o que se leva do encontro é o compromisso de desafiar o/a professor/a a qualificar as aprendizagens das crianças. “Este encontro foi de extrema importância para mim. Estou iniciando na CMEI este ano e preciso muito das informações e reflexões que foram suscitadas. Eu adorei! Tudo foi bastante pertinente”, disse Maria Del Carmen.  Ela afirma, ainda, que após os diálogos estabelecidos levará para a escola o compromisso de desenvolver atividades que envolvam experimentações, vivências com materiais concretos que fazem parte do cotidiano da criança. “Saio daqui com a energia pedagógica totalmente renovada”, finalizou.

Já para Darly Cabral, gestora do CMEI Maria da Conceição Costa, a possibilidade de realizar uma auto avaliação sobre a prática pedagógica possibilitará um retorno para as crianças, oportunizando seu desenvolvimento integral. “A didática usada foi interessante porque trouxe exemplos do dia-a-dia para fazermos uma reflexão acerca da nossa prática e as possíveis mudanças que devemos promover, transformando nosso papel e participação em sala, passando a atuar como mediadoras dos processos, dando mais espaço ao aluno para que ele possa ser protagonista do processo ensino aprendizagem”, disse Darly.

Nossa Rede Educação Infantil

As formações para gestores das creches e pré-escola acontecerão até 2019. O projeto irá realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças de 0 a 3 anos e a instauração e fortalecimento de formações “in loco” nas instituições da Rede Municipal e comunitária parcerias que atendem a Educação Infantil de Salvador.

As formações são oferecidas para a dupla gestora de cada instituição (direção e coordenação pedagógica) com o intuito de que se apoiem mutuamente.

O Programa Nossa Rede é uma iniciativa da Secretaria Municipal. A Avante tem realizados as ações referentes a esse segmento desde 2014, tais como elaboração de materiais, revisão do referencial curricular da Educação Infantil e desenvolvimento do primeiro sistema brasileiro de monitoramento para o segmento totalmente on line, além das ações formativas. O processo foi todo construído de forma coletiva e dialógica com os diversos atores da Rede, inclusive familiares.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo