Força feminina assume presidência e vice-presidência da Avante

Após 11 anos como presidente e vice-presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, os senhores Arthur Sampaio e Renato Novis levaram à instituição a necessidade de alternância na representação. Com isso, a organização – formada em sua maioria por mulheres – pensou que seria interessante identificar mulheres para ocupar os cargos. E assim foi feito, com a indicação de Maria Thereza Marcilio e Ana Luiza Buratto para presidente e vice-presidente, respectivamente.


Conheça a história da Avante
As duas foram eleitas durante a Assembleia Anual, no dia 5 de abril, quando aproveitaram para homenagear os antecessores, com a entrega de uma placa comemorativa aos 20 anos da instituição. “Agradecemos a confiança, parceria, dedicação e o apoio recebidos ao longo destes 11 anos. São pessoas da nossa maior admiração, confiança e respeito, que contribuíram muito para a instituição, pelo que representam, e pelo nome emprestado a nós”, disse Maria Thereza Marcilio.


Embora tenham sido fundamentais para o trabalho de todos esses anos, Maria Thereza e Ana Luiza não imaginavam ocupar esses lugares, como explica Ana. “Nunca se havia pensado em alguém da instituição ser presidente ou vice, devido à regulação para organizações não governamentais, até então vigente. Isto inviabilizava a possibilidade de qualquer pessoa da organização, que estivesse diretamente envolvida com o desenvolvimento das ações institucionais, ocupasse um desses cargos”, lembrando que a mudança só foi possível por conta da aprovação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), em 2014.


Durante o evento, a Avante também celebrou a imensa colaboração da consultora associada Maria Célia Falcão. A cofundadora da organização não pôde comparecer, mas também recebeu uma placa comemorativa e um buquê de flores.


Novos rumos


Para Maria Thereza, a mudança no quadro é de grande importância pelo que propicia. “Eu fico muito feliz, honrada e satisfeita de estar nesse lugar de representação, conduzindo a Avante. E encaro como desdobramento quase que natural por tudo que a gente vem fazendo. Daqui para frente, provavelmente, a gente pode continuar garantindo alguém da Avante para ocupar esse lugar. E como o presidente assina todos os papéis e assume todas as responsabilidades pela organização, ser alguém que está dentro da instituição facilita tanto para quem vai exercer a presidência quanto para a própria Avante”, finaliza.
Além dos cargos de presidência e vice, outras mudanças foram firmadas durante a Assembleia. A partir de agora, a Avante passa de três para duas linhas de atuação: a Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Sociais, e a de Formação para Mobilização e Controle Social. Antes, contava também com a Linha de Formação para o Trabalho, que vinha concentrando seu foco em ações de fomento a grupos produtivos e empoderamento de mulheres, e agora tem suas ações absorvidas pelas duas primeiras, devido ao caráter formativo e mobilizador de suas propostas.


Outra diferença é a Coordenação do Financeiro, que passa a ser comandada pela consultora associada Carolina Duarte, em substituição ao consultor associado José Humberto Silva.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo