Familiares de crianças da Educação Infantil validam material do Prodei

“O Kit para famílias traz a nossa realidade, na nossa linguagem, ao contrário dos livros, que a gente lê e tem que adaptar. Todos os volumes deste Kit têm propostas para as famílias interagirem com as crianças e têm informações científicas também”, disse Juliana Santos Andrade ao participar da segunda roda de conversa com familiares de alunos da rede municipal de educação de Salvador, realizada no último dia 17 de setembro, na Biblioteca Central dos Barris (Salvador – BA), para análise e avaliação do material. O Kit para Famílias, que foi sistematizado pela Avante a partir da escuta de familiares sobre a sua realidade e demandas, integra as publicações do Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (PRODEI).

A primeira roda de conversa, que aconteceu em março desse ano, foi realizada para identificar as demandas das famílias e os temas que elas sentiam necessidade de compreender melhor. “Hoje apresentamos para as famílias analisarem e avaliarem a nossa produção, apontando o que deve ser aprofundado ou acrescentado”, diz Rita Margarete, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social e coordenadora do Programa na instituição.

Para Ubirajara Correia das Neves, um dos representantes das famílias presentes à Roda, a linguagem acessível do Kit foi o que mais lhe agradou. “Esse material tá tão rico! Nem nos livros a gente tem tudo isso nesta linguagem fácil da gente entender”. Já para Maurícia Dias de Andrade, o Kit para Famílias chega como um suporte na educação dos filhos: “A gente quer sempre criar os filhos da melhor forma, mas não tem orientação. Tô muito feliz com este Kit”.

Em concordância com Maurícia Dias, Gemima Pimentel reconhece que a tarefa de educar é um desafio que pode ser apoiado pelo material que foi analisado na Roda de Conversa. “Muitas vezes a gente se perde, mesmo querendo criar o filho da melhor forma.  Eu boto meu filho pra ‘pensar’ (castigo). Agora, lendo o Kit, vejo que não é o caminho”.

O PRODEI, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Salvador, em parceria técnica com a Avante, envolverá as 276 Instituições que atendem a Educação Infantil e mais de 20 mil crianças. Na primeira etapa, sempre com a participação de professores/ras, gestores/ras coordenadores/ras e técnicos/as da Secretaria, foram elaborados o Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil de Salvador e outras publicações para crianças, professores/ras, gestores/ras e para famílias. Agora, na sua segunda etapa, iniciam-se as formações para esses profissionais da Rede. Também está sendo construído um sistema de monitoramento e de avaliação da qualidade do atendimento às crianças da Educação Infantil.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo