Entrevista revela o homem por trás dos feitos

Entrevista revela o homem por trás dos feitosA importância do conhecimento, da formação do pensamento científico, da relação entre ensino e pesquisa são valores do mundo contemporâneo. Na Bahia e no Brasil, um dos nomes que mais se pode citar como semeador desses conceitos é o presidente do Conselho Consultivo da Avante -Educação e Mobilização Social, professor Roberto Santos, que conta parte de sua história em uma bela entrevista concedida à Revista Bahia Ciência ,  edição de 28 de agosto (2014),  sob o título de Um líder de concretas criações.

A história de Roberto Santos faz parte da narrativa dos avanços nessas áreas. Ademais, qualidades como lucidez, visão de futuro, capacidade de gestão, honradez, integridade, elegância no trato e nos gestos, entusiasmo, abertura para o novo e rigor de pensamento, são algumas das características que podemos identificar nele.

Na medicina, área de sua formação, destacou-se pelo ensino e pela formação de um núcleo de pesquisa na UFBA, tendo sido também um dos criadores da Associação Brasileira de Educação Médica e Ministro da Saúde. Na área da Educação, passou pelos cargos de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), quando implementou reformas baseadas em conceitos mais modernos de educação, e foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Na política, Roberto Santos contribuiu com seu conhecimento e exemplo de pessoa humana nos poderes Legislativo e Executivo. Neste último, exerceu a função de governador da Bahia (1975 – 1979).

Mais recentemente, fundou  a Academia de Ciências da Bahia (2010), da qual é presidente, e que tem na educação das crianças para a ciência um norte fundamental. A Avante tem neste homem um exemplo de educador e mobilizador social, por isto compartilha, em comemoração aos seus 88 anos de idade (15 de setembro), parte dessa rica história por meio da divulgação de uma entrevista de 12 páginas que explica porque a vida de Roberto Santo se confunde, em muito, com a história de luta no nosso país por um Brasil melhor.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo