Diálogo sobre Lòckzy: qualidade nas interações com bebês

Encontro apresenta metodologias inovadoras   para educação de crianças de 0 a 3 anos

 Faça o download da Ficha de inscrição Seminário Lóczy 2013
Um centro de educação infantil que compreende que desde os primeiros momentos de vida os seres humanos são dotados de vontades, desejos e podem ser estimulados a serem autores do seu próprio desenvolvimento. Essa é a marca principal deixada pela pedagoga Emmi Pikler, fundadora do Instituto Pikler-Lòczy, espaço mundial de referência na educação de crianças até 3 anos. Para compartilhar os princípios inovadores cultivados nessa instituição e estimular que educadores e pais reconheçam a importância da atividade autônoma dos bebês, a ONG Avante – Educação e Mobilização Social convida Maria Lúcia Peçanha, especialista nesta abordagem e membro da Red Pikler Nuestra America para promover a palestra: Diálogo sobre Lòczy: qualidade nas interações com bebês. O encontro acontece no dia 15 de maio, das 18h30 às 22h, no Auditório da Associação Baiana de Medicina (Rua Baependi, 162 Ondina – em frente à Escola Clubinho das Letras).
Segundo a médica Emmi Pickler, criadora da metodologia educacional empregada em Lòczy, “a criança que consegue algo por sua própria iniciativa e por seus próprios meios adquire uma classe de conhecimentos superior àquela que recebe a solução pronta”. A especialista Maria Lúcia Peçanha apresentará referências que ajudarão a compreender o que constitui uma relação de qualidade entre o adulto e a criança pequena, oferecendo subsídios para auxiliar profissionais e familiares na tarefa de educar e cuidar das crianças nos três primeiros anos de vida.
De acordo com Maria Lúcia, “os inúmeros grupos que se formaram na Europa e nas Américas para estudar as ideias de Emmi Pikler procuram contribuir para a reflexão dos familiares e profissionais ligados aos primeiros anos da infância para que cheguem à consciência de que os bebês são seres ativos”. O encontro é voltado para profissionais que atuem com crianças de 0 a 3 anos: pedagogos, educadores, psicólogos, psicomotricistas e profissionais da área da Saúde, além de pais e pessoas interessadas com as questões relativas à rede de proteção à infância e instituições de acolhimento institucional.
O investimento para participar da palestra é de R$50,00. Os interessados devem se dirigir à sede da  Avante, localizada na Travessa Baependi, nº222, Ondina ou enviar e-mail para educacao.avante@gmail.com. Maiores informações pelo telefone: (71)3332-3344.


Intercâmbio – A palestra marca o lançamento do sexto ano de realização do intercâmbio internacional de educadores Trocando em Miúdos, promovido pela Avante. A cada edição, a organização não-governamental articula a ida de profissionais a locais de referência internacional em Educação Infantil, proporcionando o contato direto com as metodologias inovadoras dessas instituições. Foi assim que em 1999, professoras e pedagogas conheceram o Instituto de Educação da Universidade de Londres e tiveram a oportunidade de discutir sobre currículo, desenvolvimento e aprendizagem infantil com nomes referenciados mundialmente, além de visitar instituições públicas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental daquele país. Outro exemplo foi a ida em 2006 à Escola da Ponte em Portugal. Em 2013, o intercâmbio está programado para acontecer de 11 a 20 de outubro, na Associação Pikler Lóczy em Paris e na Associação de Mestres Rosa Sensat em Barcelona.
Nesta edição, os educadores poderão conhecer de perto a abordagem Pikler-Lòczy, que congrega as muitas temáticas que convergem para a Primeira Infância: Educação Infantil, Psicologia, Psicanálise e Psicomotricidade promovendo um olhar sensível e detalhado ao bebê nos seus diferentes lugares de acolhimento como o lar, a creche e instituições de acolhimento institucional.
Serviço
PALESTRA: “Diálogo sobre Lòczy: qualidade nas interações com bebês”
DATA: 15 DE maio de 2013
HORÁRIO: das 18h30 às 22 h
LOCAL: Auditório da Associação Baiana de Medicina (Rua Baependi, nº167, Ondina – em frente a Escola Clubinho das Letras)
INSCRIÇÃO: R$50,00
PÚBLICO:
– Profissionais ligados à primeira infância: pedagogos, psicólogos e educadores em geral.
– Profissionais da área da Saúde, profissionais que se ocupam da rede de proteção à infância e instituições de acolhimento institucional.
– Pais e familiares.
Perfil da Mediadora
MARIA LÚCIA PEÇANHA
Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil. Experiência de 25 anos como dirigente de Creche Particular e de Creche Comunitária. Consultora de Educação Infantil. Professora nos cursos da Associação Creche Viva/Rocinha. Membro da Red Pikler Nuestra America e Colaboradora na Biblioteca Virtual.
 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo