Crianças soltam pipas contra a violência

A pipa, um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos, é mais uma oportunidade encontrada pelo projeto Infâncias em Rede para mobilizar as crianças do bairro do Calabar, em Salvador, e dar visibilidade ao encerramento da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância. Para marcar a data, no próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), a equipe do projeto reunirá um grupo de crianças para conversar sobre violência na primeira infância e registrar visões e opiniões sobre o tema. Em seguida, haverá soltura de pipas que, simbolicamente, levará aos céus da cidade os escritos das crianças.
A Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância acontece anualmente entre os dias 12 e 18 de outubro. A data foi sancionada pelo governo em 2007, sob a Lei nº 11.523 com a intenção de estimular o desenvolvimento de atividades, tanto pelo poder público como pela sociedade civil, que visam esclarecer e conscientizar a população brasileira sobre as verdadeiras causas da violência contra crianças de até seis anos, e suas possíveis soluções.

Mês das crianças

Além da soltura de pipas, a celebração do mês das crianças inclui outras atividades comemorativas no Calabar que se iniciaram no dia 11 de outubro com a realização de uma oficina de sequilhos, por meio da parceria com a Cooperativa Pedacinhos de Sabor (COOPS) do Calabar.

No dia 11, na oficina, as mulheres da cooperativa ensinaram as crianças como fazer sequilhos e possibilitaram um rico momento de troca entre gerações e saberes.  Para as crianças, um momento divertido, de aprendizados e muito saboroso. A atividade faz parte de uma articulação entre os projetos da Avante: Infâncias em Rede (Linha de Formação para Mobilização e Controle Social) e o Florescer (Linha de Formação para o Trabalho).

Prosseguindo com a programação acontecerá, ainda este mês, o Cineminha na praça, que dará acesso às crianças a filmes infantis e a soltura de pipa.

Infâncias em Rede

O projeto é desenvolvido desde o inicio de 2013 e almeja mobilizar crianças para a articulação em rede, visando a garantia de seus direitos. Prevê a articulação entre crianças do Rio, Recife e Salvador na construção e no fomento à participação ativa de crianças nas políticas públicas. O fomento à livre expressão e à livre articulação vão ao encontro do que se propõe nos artigos 12 e 14 da convenção dos direitos da criança e do adolescente (ONU).

O Infâncias em Rede é executado pela Avante, por meio da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, em parceria com a Fundação Bernard Van Leer.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo