Crianças do Calabar conhecem outras infâncias

Brincadeiras de diversas infâncias do país foram a tônica da exposição multimídia do projeto Memórias do Futuro para as crianças do Calabar. Por meio de vídeos exibidos ao ar livre, em espaço público, elas vivenciaram a possibilidade de encontros e identificações e a aprendizagem de novas brincadeiras. O evento foi realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Infâncias em Rede, da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, no dia 14 de agosto, na Praça do JUC.

Além de se divertir com a exibição dos vídeos, as crianças participaram de um encontro de gerações, já que muitos pais e moradores do bairro apareceram para assistir aos vídeos. O projeto Memórias do Futuro – Olhares da Infância brasileira é voltado para pesquisa da Cultura da Infância no Brasil por meio de um processo de sensibilização do olhar investigativo e criativo de jovens, educadores e crianças. As ações do projeto se propagam em redes virtuais e presenciais e estimulam a aproximação de gerações e a troca de conhecimentos e fazeres relacionados ao brincar.

O Infâncias em Rede atua em parceria com o Memórias do Futuro. O projeto da Avante, que tem o apoio do Instituto Bernard Van Leer e da Fundação Xuxa Meneghel, almeja desenvolver e articular estratégias de participação infantil a partir da escuta e consulta da primeira infância com crianças até 6 anos.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo