CooperFeira Novo Sabor recebe Cooperativa Frutos da Terra

O primeiro encontro entre os dois empreendimentos de economia solidária aconteceu no ano passado, quando a Frutos da Terra recebeu a CooperFeira em sua sede, na cidade de Feira de Santana, para intercâmbio técnico. Agora, quase sete meses depois, com sede já equipada e em produção, é a CooperFeira que recebe a Frutos da Terra.

Na época do primeiro intercâmbio a cooperativa da Feira de São Joaquim ainda estava reformando seu ambiente de trabalho, compreendendo os princípios da economia solidária e se capacitando para produção de alimentos. Assim, encontrar com um grupo de economia solidária que tem quase 20 anos de atuação no mercado foi uma oportunidade para entender melhor os desafios que viriam pela frente e ouvir dicas de como superá-los. Agora, o motivo do intercâmbio entre os grupos é outro. A CooperFeira quer dicas das colegas da Frutos da Terra para administrar o empreendimento e o relacionamento entre cooperados e com clientes.

Como o empreendimento convidado é composto por mais de 10 pessoas, ele foi representado por Maria das Neves de Oliveira e Girlene Almeida, que foram recepcionadas com um café da manhã preparado pela CooperFeira. “Eu não tinha noção da dimensão da Feira de São Joaquim. É a primeira vez que entro aqui”, disse Das Neves impressionada após tour pela feira em companhia do feirante e cooperado Antônio Marcos. Pela tarde, os cooperados trocaram experiências, contaram novidades e compartilharam suas angústias. Ao fim, a conclusão de que é possível superar as dificuldades se o grupo tiver coragem e  se unir. “Eu fico contente ao saber que o nosso primeiro encontro contribuiu para o desenvolvimento da CooperFeira. Nesse momento, a dica que damos é se unam para superar as dificuldades, pois elas sempre vão existir. Quanto mais o empreendimento cresce, mais dificuldades aparecem”, explica Das Neves.

Como de costume, a emoção tomou conta dos cooperados na despedida. “Muitos grupos de economia solidária não têm o que nós temos. Temos matéria prima, espaço de produção, equipamentos. Eu chego a me emocionar quando falo que faço parte da CooperFeira Novo Sabor. E é por isso que nós vamos ter coragem para superar as dificuldades que aparecerem no meio do caminho”, concluiu o cooperado Djalma dos Santos que deixou um novo convite para a Frutos da Terra voltar à Feira de São Joaquim.

Os intercâmbios técnicos integram as ações do projeto É Dia de Feira Solidária, da Linha de Formação para o Trabalho da Avante – Educação e Mobilização Social, que fomenta e apoia a CooperFeira Novo Sabor, em parceria com a  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo