logo_Prancheta 45

CooperFeira Novo Sabor aprende a produzir tomate seco

O tomate seco é o mais novo produto incluso nas capacitações técnicas para o ciclo de produção de alimentos desidratados da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim. Os cursos são ministrados por Graça Wanderley, nutricionista do projeto É Dia de Feira Solidária, que após dois meses de curso já capacitou os cooperados para produção de abacaxi, banana, maçã, cebolinha, cenoura, coentro e beterraba desidratados.

Para este curso, o projeto estabeleceu parceria com os integrantes do Sítio do Futuro, empreendimento solidário de Miguel Calmon por sua experiência no assunto.  O Sítio do Futuro existe há mais de cinco anos e, além do tomate seco, produz patê de berinjela, queijo coalho com ervas, molho pesto e doces da região.

A entrada do tomate seco na programação do curso foi uma proposta da equipe do projeto É Dia de Feira solidária, acatada por unanimidade pelos cooperados após apresentação do produto e das suas práticas de venda. Em 24h de aula o grupo aprendeu a tratar o tomate, desidratá-lo, fazer a conserva e embalar. A produção entra em fase de teste e de estudo de viabilidade, mas o grupo prevê a entrada do tomate seco em seu mix de produtos ainda esse ano. “O curso foi tranquilo e percebemos que esse é um produto fácil de fazer e que pode nos dar um bom retorno”, conta Ana Célia dos Santos, integrante da CooperFeira Novo Sabor.

O projeto É Dia de Feira Solidária é executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) para formento da cooperativa da Feira de São Joaquim.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo