CooperFeira assume suplência na Conferência Nacional de Economia Solidária

cooperfeira-assume-suplencia-na-conferencia-nacional-de-economia-solidariaApós desempenhar a função de delegado territorial na Conferência Estadual de Economia Solidária, Luciene Araújo, integrante da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim, segue para a Conferência Nacional como delegada suplente. A cooperativa foi fomentada e recebe apoio com vistas à autonomia na gestão e ações políticas pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto É Dia de Feira Solidária, realizado em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).

A eleição dos representantes estaduais para a Conferência Nacional de Economia Solidária aconteceu ao final da Conferência Estadual, em maio, quando Luciene foi eleita um dos 100 suplentes que seguem para Brasília em novembro para discutir as demandas da Bahia para a promoção do direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável. O tema da 3º Conferência Nacional de Economia Solidária é “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Conferência Estadual de Economia Solidária

Realizada de 21 a 23 de maio a 3º Conferência Estadual de Economia Solidária contou com a participação de 500 pessoas dentre as quais 322 foram delegados escolhidos nas 27 Conferências Territoriais.

Ao final de três dias de debates e elaboração de documentos foi assinado um Protocolo de Cooperação Federativa entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e o Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, que afirma o compromisso para implantação e manutenção de Centros Públicos de Economia Solidária. Para tanto, em 31 de dezembro de 2013, foi celebrado o Convênio n° 795635/2013, no valor de R$10 milhões. Também foi assinado, entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (FAPEX), órgão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), um convênio para fortalecer iniciativas de Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) da Região Nordeste. O Convênio envolve recursos na ordem de três milhões reais.

O ápice da Conferência Estadual 2014 foi seu final, quando o governador Jaques Wagner prometeu empregar esforços junto à Secretaria da Fazenda para isentar de ICMS todos os empreendimentos solidários.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo