Chegada do Paralapracá em Olinda fortalece ideia de qualidade na Educação Infantil

Chegada do Paralapracá em Olinda fortalece ideia de qualidade na Educação InfantilA parceria entre o Paralapracá e a Secretaria Municipal de Educação de Olinda, estabelecida no segundo semestre de 2013, quando foi dado início ao ciclo II do projeto, vem semeando nos atores da Rede Municipal de Ensino a importância de um atendimento de qualidade na Educação Infantil (EI). Logo na em sua chegada o Paralapracá proporcionou a participação do prefeito Renildo Calheiros e da Secretária de Educação, Márcia Souto, no Intercâmbio a Reggio Emília e a partir de então a atitude tem sido de crescente envolvimento, engajamento e mobilização.
De acordo com Célia Regina, supervisora do Paralapracá e técnica da Secretaria Municipal de Educação, o comprometimento do poder público local com a Educação Infantil tem feito uma diferença, em especial na visibilidade que se tem dado a este segmento. Cida Freire, assessora pedagógica do projeto em Olinda, que esteve em Reggio ao lado do prefeito e da secretária de educação, conta que a prefeitura fez questão de promover o lançamento do Paralapracá e de incentivar a participação no Intercâmbio, lembra.
Outro fator que expressa a maior visibilidade que se vem dando à Educação Infantil é a participação do Paralapracá no projeto Olinda em Ação. O convite partiu da prefeitura, realizadora do evento, e teve por objetivo aproximar a população local da proposta do Paralapracá a partir da organização e disponibilização de uma brinquedoteca com oficinas de leitura e pintura pela equipe técnica do projeto. “Ao chegar de Reggio Emília, a secretária tornou-se uma das principais incentivadoras para a inclusão da participação infantil no evento”, conta Cida.   O Paralapracá marcou presença nas ruas de Olinda durante as edições de 2013 e 2014 ao lado de uma diversidade de serviços gratuitos oferecidos à população como exames, emissão de documentos, palestras e oficinas, tudo em um só lugar.
Esta maior visibilidade da EI e a busca por uma qualificação do segmento por parte dos parceiros envolvidos no projeto Paralapracá beneficia cerca de 4 mil crianças no município e promete muito mais quando o Paralapracá encontra espaço para incidir em Políticas Públicas. Hoje a Educação Infantil municipal tem acento no Fórum de Educação Infantil e na Rede Estadual pela Primeira Infância.  “Estas conquistas aconteceram a partir de provocações do projeto. O município não vai ser o mesmo depois dele”, destaca Cida.
O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. Nesta etapa, do Ciclo II, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No Ciclo I o projeto atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo