Educação

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A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) emitiu nota pública, dia 16 de julho, sobre o Parecer 11/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata sobre as "Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades  Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia". A instituição afirma ter sido surpreendida negativamente com o apresentado no oitavo

Produto final do processo de sistematização do projeto Trilha das Artes, cuja implantação teve início em 2003, e passou a ser desenvolvido pela Avante no segundo semestre de 2005, por meio de parceria como o IMPAES – Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social. A revisão técnica da sistematização ficou a cargo do CENPEC - Centro de Estudos e

Produto do Programa Nossa Rede Educação Infantil, o Guia fornece uma visão geral dessa política pública - suas linhas de ação e concepções -, como as informações fornecidas para os diversos profissionais da equipe de Educação Infantil, que podem fazer bom uso das ações e produtos que compõem o Programa, por meio de dispositivos relacionados ao desenvolvimento profissional, ao planejamento

O Álbum de Desenvolvimento é uma pasta individual de registros, que documenta, ao longo do ano, aspectos do desenvolvimento e aprendizagens das crianças que frequentam os Grupos 0 e 1 na Rede Municipal de Salvador, o que corresponde à faixa etária de 4 meses até 1 ano e 11 meses, e está organizado por semestre.

O Portfólio é uma pasta individual de registros, que documenta, ao longo do ano, aspectos do desenvolvimento e algumas aprendizagens das crianças. Aqui você encontra Portfólios elaborados para as crianças que frequentam os GRUPOS 2 e 3, GRUPO 4 E GRUPO 5 da Rede Municipal de Salvador.

As 25 pranchas aqui apresentadas foram criadas e desenvolvidas de forma que as/os professoras/es e profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com a criança de 0 a 3 anos e 11 meses possam ter “à mão” mais uma ferramenta de trabalho. Essas pranchas abordam diferentes temas relevantes para a primeira etapa da Educação Infantil e podem ser utilizadas de forma

Essas agendas fazem parte do material da criança e deve acompanhá-las da da Creche ou instituição de Educação Infantil para casa e da casa para a Creche ou instituição de Educação Infantil. Elas são como mensageiras, fortalecendo a comunicação entre a família e as/os profissionais, apoiando o diálogo, contribuindo para uma Educação mais eficaz. Garantir o direito à Educação, é de