Publicações

  /  

O livro "O coordenador pedagógico da educação infantil em FormAção: a experiência exitosa de Maceió" objetiva contribuir com o trabalho desenvolvido nas instituições de educação infantil que tem como protagonista o coordenador pedagógico como articulador de duas grandes atividades para qualificar e profissionalizar o fazer pedagógico dos professores e ressignificar as aprendizagens das crianças. Autora: Angelina Araújo Editora: Appris (2020) À Venda    

A publicação “Orçamento primeira infância em evidência - Opine” se debruça sobre o orçamento público do município de Nova Iguaçu no que se refere aos investimentos voltados ás crianças de zero a seis anos, na tentativa contribuir para o aprimoramento da compreensão sobre do tema, pois faz análise crítica dos programas de trabalho, buscando identificar a previsão de despesas e

A publicação traz recomendações e princípios que discutem a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental à luz da Educação Integral.  As recomendações contidas na publicação foram baseadas em estudos e trabalhos do grupo de referência, composto, por exemplo, pela presidente da Avante - Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcílio.

A publicação que reúne diversos artigos de pesquisadores de áreas variadas e que expõe a importância do ouvir, observar e dialogar com o universo da criança. Cita, como um dos exemplos, o projeto Vozes da Cidade: crianças e adolescentes participando da construção de Salvador - uma iniciativa do UNICEF, que teve a Avante - Educação e Mobilização Social como parceira

A publicação do Centro de Referências em Educação Integral traz pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. Elaborada ao longo de dois anos, a versão final do documento teve a contribuição da Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, integrante do Conselho Deliberativo do projeto Avaliação da

Organizada por Isabela Henriques, diretora executiva do Instituto Alana e Global Leader for Early Childhood (Líder Global pela Primeira Infância – GL) do biênio 2016/2018, essa publicação reúne textos de mais de vinte especialistas em primeira infância em distintas áreas do conhecimento. Informações sobre neurociência, desenvolvimento emocional, violência, a importância do sistema de justiça, gestão participativa na educação, entre outros outras