Campanha pela Lei da Economia Solidária

Porque o trabalho é um direito básico do cidadão e é condição fundamental para superação da pobreza, e a colaboração das cooperativas e projetos que incentivam os grupos solidários a gerarem emprego e renda tem contribuído para mudar a condição de desemprego que afeta milhões de cidadãos, a Avante-Educação e Mobilização e Social abraça esta causa em prol do desenvolvimento justo e sustentável. O objetivo da Campanha pela Lei da Economia Solidária é criar uma lei que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie a iniciativas de economia solidária.

A Economia solidária (Ecosol) não concentra renda e nem é baseada na competição e no lucro, mas sim na vida, na cooperação e na qualidade de vida para todos, abrangendo aspectos culturais e políticos. Entretanto, a lei brasileira traz dificuldades no não reconhecimento do direito ao trabalho associado e às formas organizativas baseada na economia solidária, dificultando o acesso ao financiamento público, assessoria técnica e divulgação na sociedade.
Um passo fundamental para este reconhecimento foi dado pelo Conselho Nacional de Economia Solidária, com participação de representantes de vários setores da sociedade civil, incluindo o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e do governo, que elaborou uma proposta de Lei que cria a Política Nacional de Economia Solidária, além do Sistema e Fundo Nacionais de Economia Solidária.
É importante a participação da sociedade civil na coleta de assinaturas para mostrar o apoio a uma sociedade em que a vida e a cooperação sejam importantes, e não apenas o lucro.
Assine o abaixo assinado e ajude a mostrar ao governo a necessidade de políticas públicas que incentivem a economia solidária.

Confira a proposta do texto da Lei da Economia Solidária

Vá ao I Festival Florescer de Economia Solidária, que acontece, sábado, 06 de outubro, no Campo Grande, entre 9h e 17h e dê o seu apoio no stand da Avante ou acesse o site da Campanha

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo