Avante vai ao World Fórum

Avante vai ao World FórumEntre os dias 06 e 09 de maio acontece a décima edição do Fórum Mundial (WF) para Cuidados e Educação na Primeira Infância, em San Juan – Puerto Rico. Mais de 800 profissionais, de mais de 80 nações, ligados à infância, se reunirão para debater e produzir material sobre diversos temas relacionados à primeira infância. A Avante – Educação e Mobilização Social será representada por Ana Oliva Marcilio, selecionada este ano como uma das Global Leaders das Américas. “É uma enorme satisfação e um reconhecimento do trabalho pelos direito da primeira infância, além de uma oportunidade singular de troca de experiências com lideranças mundiais, nos colocando em contato com a diversidade de realidades e fazeres. Isto amplia e enriquece nossas possibilidades de atuar pela causa”, diz Ana Marcilio que lembra, ainda, que a primeira infância brasileira só tem a ganhar com a representação de instituições no WF que têm um trabalho sério em prol dos seus direitos.
Ana Marcilio estabeleceu seu primeiro contato com o WF ao substituir Maria Thereza Marcilio, Global Leader na edição de 2009, em uma viagem a Noruega para o grupo de trabalho (GT) do WF sobre direitos da infância e hoje integra o GT juntamente com Maria Thereza. Lá, ela se vinculou ao comitê Children’s Voices que tem o intuito de fomentar a participação infantil no que tange aos direitos das crianças em escala global. Ana também representa a Avante no GT de participação infantil na Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).
Além de Ana Marcilio, outras 5 pessoas foram selecionadas como Global Leaders e estarão presentes no World Fórum: Nayana Brettas – da CriaCidade; Giovana Barbosa – da Aliança pela Infância; Gabriela Pluciennik – da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV); Moana Van de Beuque –  do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); Paula Jancsó Fabiani – do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).
Este evento internacional será realizado no Centro de Convenções do Sheraton Hotel em San Juan, Puerto Rico.
Global Leaders no WFECCE
Mais de 800 participantes de todo o mundo participarão da décima edição do World Fórum for Early Childhood Care and Education (WFECCE) este ano para troca de experiências e de aprendizagem sobre a situação da primeira infância no mundo. No Brasil, Vera Mélis, da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP/SP), é a representante do WFECCE.
Além deste grande encontro bienal, o WF funciona por meio de grupos de trabalho (GT) que promovem encontros, debates e produzem material sobre diversos temas relacionados à primeira infância. Um desses grupos está relacionado a um projeto do WF denominado Global Leaders (GL) Project, que tem por objetivo identificar e apoiar lideranças em todos os continentes para que desenvolvam um projeto de defesa dos direitos das crianças nos seus respectivos países e para que se fortaleçam como advogados da primeira infância.
São formados grupos por regiões globais e um deles são as Américas, para o qual, em 2012, Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante e integrante do grupo gestor da RNPI, foi convidada a coordenar.  Algumas das funções destes coordenadores é o compartilhamento de parcerias e apoio financeiro, a elaboração de atividades, a seleção, orientação e o acompanhamento dos Global Leaders e dos seus projetos.
O projeto GL 2014 já conquistou importantes apoios como a United Way de Porto Rico e de Miami, a Community Development Institute (CDI), a Fundacion Merced Queretaro, o Instituto C&A, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard Van Leer. O grupo de GL das Américas está hoje com 14 membros, sendo seis do Brasil, um da Colômbia, dois do Peru, dois do México, um de Porto Rico e dois dos EUA. Este grupo estará em San Juan desde o dia 4 de maio para o Seminário específico dos GL que antecede o WF, junto com os grupos Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio.
Os seis representantes selecionados do Brasil são de organizações membros da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). “Creio que isso é interessante para a Rede não só para a visibilidade internacional e a possibilidade de agregar parcerias e participar de ações globais, mas também para trazer novos aportes e fortalecer o trabalho que a Rede vem fazendo desde a sua criação”, destaca Maria Thereza Marcilio. Para ela a representação de gente jovem, dinâmica e que tem demonstrado força e disponibilidade para a militância pelos direitos da primeira infância é motivo para comemoração.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo