Avante representa RNPI em evento de Educação

Representando a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), a Avante – Educação e Mobilização Social realizou oficina  sobre a “Construção do Plano Municipal Primeira Infância (PMPI) e participou da Roda de Conversa: “O Perfil e a Formação do Profissional de Educação Infantil e a BNCC” em dois eventos realizados em paralelo, em Várzea Grande, Mato Grosso, nos dias 4, 5 e 6 de julho/18: o “XI Fórum Estadual Extraordinário da UNDIME”, e o 2º Seminário de Educação Infantil: Um currículo integrador e plural no processo educativo”.

O primeiro encontro teve como tema o Regime de Colaboração – a superação dos desafios na gestão pública da Educação; enquanto o segundo discutiu: Um currículo integrador e plural no processo educativo.

Mônica Samia, consultora associada da Avante, representou a instituição em ambos, levando a experiência institucional no apoio a iniciativas de formação, relativas à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Está em nossas mãos tornar esta oportunidade um momento potente para efetivar políticas e práticas de qualidade na Educação  Infantil. A palavra ‘experiência’, tão central nas concepções que norteiam a Base, nos convoca a fazer uma escola conectada com o mundo. Levar as coisas do mundo para as crianças, porque é assim que elas aprendem. Apoiar sua atitude curiosa, investigadora é uma oportunidade para nós, adultos nos reencantarmos com uma forma brincante e curiosa de olhar o mundo”, disse durante participação na mesa “O Perfil e a Formação do Profissional de Educação Infantil e a BNCC.

XI Fórum Estadual Extraordinário da UNDIME

O Fórum aconteceu nos dias 4 e 5 de julho e foi destinado a dirigentes municipais de Educação dos 141 municípios de Mato Grosso, com a participação de secretários e equipes técnicas das secretarias de Educação. O evento teve como premissa o aprofundamento de reflexões sobre maneiras de regulamentar o regime de colaboração entre os entes federados.

Meio a uma programação que incluiu palestras, rodas de conversas e debates sobre diferentes assuntos relacionados à gestão da Educação nos municípios e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na construção do currículo, o uso do Conviva para uma gestão ampliada, além de discussões sobre piso salarial, carreira, equilíbrio de gasto com pessoal, evolução de receitas e despesas, a Avante ministrou a oficina sobre construção do  PMPI. “Foi uma oportunidade importante para mobilizar e discutir sobre a importância de uma agenda efetiva para a Primeira Infância no âmbito municipal”, comentou Mônica Samia, sobre a oficina.

II Seminário de Educação Infantil: Um currículo integrador e plural no processo educativo

O Fórum acontece em paralelo ao “II Seminário de Educação Infantil: Um currículo integrador e plural no processo educativo”, realizado nos dias 5 e 6 de julho. O Seminário teve como temas de destaque a organização do trabalho pedagógico e a formatação de um currículo integrador e plural à luz da BNCC.
Nele, Mônica Samia (Avante) participou da Roda de Conversa: “O Perfil e a Formação do Profissional de Educação Infantil e a BNCC”. Mônica – sobre a Roda de conversa.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo