Avante no V Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem

“Tecer os fios da rede de Comunidade de Aprendizagem: uma oportunidade de troca de experiências entre escolas de diferentes regiões do Brasil”. Este foi o tema do V Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, realizado pelo Instituto Natura, em São Paulo. O evento, para o qual a Avante foi convidada como parceira institucional, emocionou aos cerca de 300 participantes das diferentes regiões do Brasil. “Não tem como não se emocionar vendo professores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores; todos demonstrando, de maneira tocante, o quanto o projeto tem sido transformador em suas vidas, principalmente quando sabemos que somos parte dessa transformação”, conta Carol Duarte, coordenadora do projeto Comunidade de Aprendizagem  executado pela Avante em parceria com o Instituto Natura em 11 municípios da região Nordeste.

A primeira parte do evento foi realizado no dia 25 de julho, na Casa de Eventos Espaço Pátio Duo, na capital paulista. No dia seguinte os participantes encontraram-se na fábrica da Natura, em Cajamar (SP), para trocas de experiências, ouvir duas palestrantes espanholas – Rocio Garcia Carrión, com o tema: A diversidade das Interações nas escolas como Comunidade de Aprendizagem; e Maria Padrós Cuxart, que falou sobre O modelo dialógico de resolução de conflito e as relações de gênero da escola -; e participar de cinco oficinas.

Leia a cobertura do evento realizado pelo Instituto Natura:

Reconhecimento

Entre os relatos que fizeram parte da troca de experiências, Carol Duarte destaca o da secretária de educação do município de Horizonte (CE), Dione Soares. “Em sua fala, a secretária demonstrou sua satisfação em reconhecer as transformações pelas quais passam as seis instituições de ensino – e as comunidades ao redor delas – em que o projeto foi implantado. Ela declarou que seu objetivo é ver essa transformação expandida para toda a rede municipal, formada por 29 instituições”, contou. Assim como nas outras cidades do Nordeste, a coordenação do projeto em Horizonte (CE) está a cargo da Avante.

Para Carol Duarte, o evento foi de extrema importância. “Foi um momento de reconhecimento do nosso trabalho. Reconhecimento da Avante como um parceiro institucional competente, o que reforça uma parceria com o Instituto Natura, iniciado há apenas um ano e que já mostra frutos tão evidentes. Foi também um momento de reconhecimento dos municípios com os quais trabalhamos, o que reitera o bom trabalho dos formadores da Avante.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo