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Avante leva mensagem de diálogo para seminário sobre currículo e avaliação da EI, no Rio de Janeiro

A gestora institucional da Avante, representando também a RNPI, Maria Thereza Marcilio, fez parte de uma das mesas de debates do “Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil: políticas para a primeira infância”, ocorrido na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. Reafirmando o apoio da RNPI à existência de um Sistema de Avaliação e de uma Base Curricular Comum, como sendo necessários e importantes no sentido de inserir a Educação Infantil (EI) na Educação Básica de uma maneira mais consistente e permanente, ela fez um convite ao diálogo. “Notamos que sobre o tema existe uma tendência mais a ficar contra ou a favor do que discutir e aprofundar as questões que não foram ainda debatidas”, disse. O evento ocorreu no dia 29 de setembro.

Sua mesa de debate foi a primeira. O tema: O Lugar da Educação Infantil na Política para Primeira Infância. Foi composta pela coordenadora geral de Educação Infantil do MEC, Rita Coelho, que apresentou o estado da arte da Educação Infantil como política pública. Por Estevon Naguno, do INEP, que apresentou a proposta para a Avaliação Nacional de Educação Infantil (ANEI) e pela professora Adenilde Stein, representante da UNDIME, que ficou responsável por apresentar o posicionamento dos secretários municipais de Educação em relação as demandas de Educação Infantil. A mediadora foi Janine Schultz, do Instituto C&A.

Para falar da necessidade do aprofundamento do diálogo, Maria Thereza Marcílio, elencou algumas questões em relação a avaliação de criança. “A rede já se posicionou em outro momento contra o uso de instrumentos nacionais padronizados para avaliar criança. Mas a rede entende que é importante que todos nós nos debrucemos sobre o tema. Entendemos também que a avaliação de criança é uma competência da professora dentro da escola, mas é preciso o debate para que se chegue aos modelos que venham nortear esta avaliação, aos instrumentos possíveis. E, principalmente, como chegar a eles sem esquecer as iniquidades sociais, que tornam qualquer avaliação padronizada sujeita a cometer injustiças”, disse.

No dia seguinte ao seminário, 30 de setembro, foi realizada uma reunião interna com as organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância com o objetivo de discutir os campos de ação da RNPI. Como consequência dos debates no dia anterior, surgiu uma série de propostas de trabalhos para o Grupo de Trabalho de Educação Infantil da RNPI relacionadas à avaliação da criança, entre outros temas. “Foi um momento em que podemos aprofundar essas questões dentro da rede e nasceu a ideia de uma moção de apoio à assinatura e publicação, pelo MEC, da portaria sobre o Sistema de Avaliação da Educação Infantil. A rede está coletando assinaturas para enviar a moção para o ministério”, acrescentou Maria Thereza.

Mesas

A segunda mesa teve como tema “Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil: desafios para a formação docente”. Fizeram parte, Mônica Correia Baptista (UFMG), Zilma de Oliveira (USP) e Ordália Almeida (UFMS). O debate foi mediado por Aline Paes de Barros (Rede Marista de Solidariedade). “Foi uma discussão sobre a importância da formação, tema fundamental, pois o professor bem formado ainda não existe porque não há, ainda, uma formação específica para Educação Infantil, ou existe de maneira muito pontual”, ponderou Ana Marcilio, que juntamente com Mônica Sâmia, compôs o grupo de consultoras da Avante presente ao evento.

A terceira mesa, mediada por Bruna Ribeiro (Move Social) focou na “Base Nacional Comum Curricular e Avaliação da Educação Infantil no contexto das políticas”. Fizeram parte: Sandra Zákia (USP), Jaqueline Pasuch (UNEMAT) e Ana Dayse Rezende, secretária municipal de Educação de Maceió. Esta última, apresentou, como exemplo de experiência exitosa, a proposta de construção curricular do município e da formação continuada, citando o projeto Paralapracá, realizado pelo Instituto C&A, em parceria técnica com a Avante, e que hoje integra o Guia de Tecnologias Educacionais 2015 do Ministério da Educação (MEC), como uma das plataformas que orientaram o trabalho da secretaria.

O Seminário foi uma iniciativa da Secretaria Executiva, que atualmente é realizada pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, e uma realização do GT Educação, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Foi criado um comitê para a organização do seminário, que reúne as seguintes organizações: Avante, Instituto C&A, Grupo Marista, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Secretaria Executiva da RNPI / CECIP. Para Maria Thereza Marcilio “o seminário foi absolutamente oportuno. Chegou numa hora ótima. Trouxe questões muito interessantes para serem debatidas, problematizou a situação e posicionou a rede diante do movimento em prol da Educação Infantil”, concluiu.

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