Avante intermedia inserção de jovens no mercado profissional

A Avante – Educação e Mobilização Social insere jovens formados no Programa de Qualificação para o Trabalho, na Linha de Formação para o Trabalho, em parceira com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), por meio dos programas: PLANSEQ e Qualifica Bahia/ Pacto pela Vida. Depois de passar pela formação profissionalizante na área de serviços e atendimento ao público, um total de 78 jovens já está atuando no mercado de trabalho. Desse número, 51 são egressos da formação em parceria com a PLANSEQ e 27 pelo Qualifica Bahia/Pacto pela Vida.
Os jovens com idades entre 18 e 24 anos foram preparados para atuar profissionalmente nas áreas de hotelaria, receptivo, restaurantes, colocando os estudantes em contato direto com situações que enfrentarão no cotidiano de trabalho, mas também ampliando seu olhar para percepção de questões como postura, atitude em entrevistas de trabalho, aproximação com o inglês.
Um exemplo é a formação para Garçom com Inglês e camareira. Além de aprender noções do idioma, focado no contexto de restaurantes e atendimento, os jovens conheceram como se preparam bebidas e pratos sofisticados em bastidores de hotéis e restaurantes, como o Hotel Santo Antônio Além do Carmo e Hotel Fiesta. “Nessas visitas, eles puderam não somente colocar em prática os conhecimentos de serviço que já tinham acumulado, mas também agregar o entendimento do funcionamento da cozinha e a postura profissional nesse tipo de ambiente”, diz Priscila Acácia Santos, pedagoga e instrutora do Curso de Garçom.
Essa lógica formativa de ampliar o leque de contatos e aprendizados dos profissionais foi a tônica do conjunto das formações oferecidas, que promoveram atividades dinâmicas e participação em eventos e palestras. A Avante está comprometida em contribuir para que esses jovens adentrem no mercado de trabalho com diferenciais formativos e possam conquistar novas perspectivas profissionais, tendo nesse um primeiro passo para sua formação.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo