Avante e UFBA trazem a Salvador especialista da Universidade do Minho (Portugal) para conferência sobre infância

A Avante – Educação e Mobilização Social e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), ambas integrantes da Rede Estadual Primeira Infância (REPI – BA), realizam a conferência Participação de crianças e jovens: dos equívocos às potencialidades, ministrada pela professora Natália Fernandes (Universidade do Minho – Portugal). O evento acontece no dia 31 de julho (sexta feira próxima), das 14h às 17h, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC), no Canela.
A ideia do evento é propor um diálogo com a professora portuguesa e criar um espaço de discussão voltado para a garantia do direito de participação das crianças. “Este será um momento de, a partir de uma discussão acadêmica, refletirmos sobre essa participação, seus caminhos e descaminhos”, explica, Ana Marcílio, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto Infâncias em Rede, que apoia, por meio da Fundação Bernard van Leer, a parceria da Avante com a UFBA.

Segundo Ana, a ideia é proporcionar um diálogo com Natália Fernandes, favorecendo o tempo para perguntas e respostas para que os presentes possam extrair ao máximo de uma profissional que tem dedicado sua vida à questão da infância, inclusive com publicações sobre o tema, como é o caso do livro: Intervenção com crianças, jovens e famílias: estudos e práticas (2010) e do texto: A Investigação Participativa no Grupo Social da Infância (2006). E lembra que o fomento à escuta de crianças é de grande importância, em especial num momento em que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador está sob forte discussão. “Incluir crianças e adolescentes no debate sobre o desenvolvimento da cidade é de extrema importância. Elas são os cidadãos de hoje e os adultos de amanhã”, enfatiza.

Natália Fernandes vem a Salvador para IV Seminário de Pesquisa: como se fosse uma brincadeira de roda, promovido pelo curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFBA. O evento, que acontece no sábado (01 de agosto), foi o que oportunizou a parceria entre a Avante e a Universidade para a realização da Conferência.

A conferencista

Natália Fernandes é licenciada em Educação de Infância, tendo realizado Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Doutorou-se em Estudos da Criança, na área de Sociologia da Infância, em 2005. Realizou, em 2014/2015, um pós-doutoramento na Universidade de Leeds – que está entre as 100 melhores universidades do mundo e entre as 24 do Reino Unido. É também professora auxiliar no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Inscrições:

São 150 vagas abertas aos profissionais que têm interesse no tema da participação de crianças e jovens nos mais diversos contextos. As inscrições podem ser realizadas enviando nome e contato para o e-mail avante@avante.org.br, especificando no assunto:  Participação de crianças e jovens: dos equívocos às potencialidades.

O que: conferência Participação de crianças e jovens: dos equívocos às potencialidades

Quando: 31 de julho (Sexta feira), das 14h às 17h (no Instituto de Saúde Coletiva  -ISC, no Canela – atrás da Reitoria, no mesmo prédio da antiga faculdade de comunicação da UFBA)

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo