logo_Prancheta 45

Avante concede entrevista sobre o Dia da Infância

Para celebrar o Dia da Infância (24 de agosto), a psicóloga e Coordenadora da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social da Avante, Ana Marcílio, foi convidada pelo Portal: Direitos das crianças e dos adolescentes da Bahia (http://direitosdascriancasba.org.br/), para falar sobre o tema e lembrar a importância do direito ao brincar, contrapondo com a data do dia 12 de outubro, que enfatiza o consumismo.

Ana comenta que a lógica do consumo, tão explorado na forma de presentes no dia das crianças e no cotidiano das famílias, tem relação direta com a dificuldade dos adultos terem tempo para se dedicar aos seus filhos, diante das tantas demandas profissionais e compromissos. Mas também reflete que a criação de novas datas não enfraquece a instância consumista do Dia das Crianças, nem visibiliza o descumprimento dos direitos que tanto afeta este público.

A data foi criada pelo UNICEF em 1995, pouco depois que foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente, com o propósito de refletir sobre a condição das crianças, revisar as condições de vida e a garantia de direitos deste público ao redor do mundo. Além de chamar atenção para desigualdades e desafios colocados para o pleno acesso à educação, saúde, alimentação de qualidade, cultura, entre tantos direitos básicos.

Saiba mais em: Infância para além do consumo (http://direitosdascriancasba.org.br/infancia-para-alem-do-consumo/)

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo