Avante apoia Colóquio Nacional Sobre Formação em Contexto e Práxis Educativas com Crianças

O aspecto generalista e o “não lugar” da infância e sua singularidade na formação disciplinar e pedagógica dos futuros pedagogos é a realidade que impulsionou a Avante-Educação e Mobilização Social a participar da realização do Colóquio Nacional Sobre Formação em Contexto e Práxis Educativas com Crianças. O encontro acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, no Campus I da UNEB, no Cabula. A Avante estará representada no evento por um de seus consultores associados e professor adjunto da UNEB, José Humberto da Silva, que mediará uma das mesas de debate, cujo tema é Pesquisas em Educação Infantil. E pela gestora institucional da Avante, Maria Thereza Marcílio, que falará na mesma mesa, sobre Infância e Políticas Públicas.

Para José Humberto, a participação ativa da Avante no evento é facilmente explicável. “É uma instituição de formação e advocacy sobre os direitos das crianças, que vem trabalhando intensamente nas questões que envolvem o direito à educação, sendo, hoje, por exemplo, a parceira técnica da Secretaria Municipal de Educação na construção e implementação de um programa pedagógico de Educação Infantil para Salvador. O colóquio é, portanto, reconhecido pela instituição como de extrema importância, não só para Salvador como para o país; contribuindo para o desenvolvimento da Educação Infantil e para a construção de políticas públicas”, disse.

Com o objetivo de reunir estudantes, professores e pesquisadores de renome no cenário nacional para promover diálogos acerca da formação, dos saberes e fazeres na educação infantil, o colóquio contará com quatro mesas de debates. A primeira tem como tema A Criança, o Currículo e a Formação – Encontros e Desencontros. A segunda: Letramento Digital e Formação de Professores na Educação Infantil. A terceira será sobre Pesquisas em Educação Infantil. A última debaterá O Direito do Bebê ao aprendizado.

Nos intervalos entre as mesas, serão realizadas sessões de pôster e de comunicações e atividades culturais.  Além da Avante-Educação e Mobilização Social, o evento conta com a parceria do GELL Grupo de Estudos em Educação e Linguagem, do Departamento de Educação do Campus I na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e com o Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação da PPGE/FACED-UFBA (FORMACCE).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo