logo_Prancheta 45

AVA do Paralapracá cresce e aparece

“Entrem na roda, que esse espaço é todo nosso!”, anuncia a primeira parte do Módulo Introdutório do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do projeto Paralapracá.

Novo espaço dentro da plataforma de educação a distância, o módulo foi criado para integrar as coordenadoras pedagógicas e as diretoras das instituições de Educação Infantil que participam do movimento de expansão do projeto para todas as creches e pré-escolas das redes municipais parceiras.

Conforme adianta Lilian Galvão, coordenadora de educação a distância do Paralapracá, em breve será realizada uma ação que usará o Módulo Introdutório para incentivar o novo público a participar do AVA. “Faremos uma estratégia de animação com tutoria dentro do AVA, tendo o Módulo Introdutório como espaço formativo, para as coordenadoras e diretoras que quiserem mergulhar nesse ambiente”, explica.
O AVA é um ambiente de uso restrito para os participantes do projeto Paralapracá. O Módulo Introdutório do AVA foi lançado em dezembro e se estrutura em quatro seções: Paralapracá, AVA, Formação de Formadores e Estratégias Formativas.

A primeira seção é dedicada ao tema da qualidade na Educação Infantil. Nesta área, o usuário encontra uma detalhada explicação sobre os conceitos estruturantes do projeto Paralapracá: infâncias, linguagens, instituição de Educação Infantil e cultura. A área também conceitua o processo de formação da coordenação pedagógica, entendido como uma ação estratégica no caminho da qualidade da educação infantil.

A seção AVA é um convite à experiência com a ferramenta e a sua proposta de formação a distância. A área explica quais são os diferentes modos de utilizar o AVA e quais são suas muitas possibilidades.
A seção Formação de Formadores, por sua vez, aborda o papel da coordenação pedagógica e apresenta práticas formativas, incentivando o participante a refletir sobre sua atuação como formador e a realizar atividades orientadas.

Por fim, na seção Estratégias Formativas, o novo módulo traz informações sobre diferentes formas de apoiar as coordenadoras para que elas desempenhem seu papel de formadoras pedagógicas. Neste campo, o AVA também envolve o participante em atividades práticas e de registro dessas práticas.
O Módulo Introdutório segue a mesma linguagem já adotada pelo AVA. Com traço delicado e textos leves e objetivos, o novo espaço alia teoria a propostas de atividades e interações. Sempre com muitas ilustrações, fotos e vídeos.

Fonte: Paralapracá.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo