Assembléia da RNPI empossa nova secretaria executiva

Momento de avaliar a trajetória passada e planejar as ações futuras. Foi esse o objetivo da Assembleia da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), realizada nesta terça-feira, dia 14 de maio, em Salvador, na Associação Baiana de Medicina. Na oportunidade, o conjunto de organizações que integra a rede discutiu e opinou sobre as ações futuras da Rede, cuja Secretaria Executiva está agora sob a gestão do Instituto da Infância (IFAN), que recebeu o bastão passado pela Avante – Educação e Mobilização Social.

Maria Thereza Marcílio, gestora institucional da Avante, passou a coordenação da Secretaria Executiva da RNPI para Luiza Laffite, superintendente do IFAN. Maria Thereza aproveitou a oportunidade para apresentar o relatório de ações, a prestação de contas e um balanço das conquistas e desafios da RNPI no período de sua gestão (2011-2012). Em sua fala, Thereza lembrou os avanços conquistados pela Rede nesses últimos anos, como a maior visibilidade da primeira infância e ampliação do quadro de políticas públicas para esta faixa etária. A Avante apresentou o projeto Primeira Infância Cidadã, que contribuirá diretamente para o fortalecimento da Rede e sua articulação com outras redes estaduais envolvidas com a defesa dos direitos da primeira infância.

Para Luiza Laffite, o novo momento aponta o desafio de expansão da comunicação para estabelecer diálogos com atores sociais fora do espectro da Rede. Nessa perspectiva, a RNPI deverá ampliar o olhar para diferentes infâncias: indígenas, quilombolas, negras, rurais, grupos de segmentos (abrigos, mães e pais de presidiários, filhos de adolescentes, dependentes de drogas). A expectativa é fortalecer as ações de mobilização e advocacy, incrementando a articulação intersetorial com todas as áreas e envolvendo o poder público.

Maria Thereza ressaltou a importância da atuação da Rede tanto na perspectiva de construção das políticas públicas, quanto do acompanhamento e controle de sua execução no atendimento direto à primeira infância.

A RNPI apresentou os macroprojetos para o período de 2013/2014 na perspectiva do fortalecimento institucional da Rede, e monitoramento do impacto das ações nas políticas públicas.  Também é esperado o estabelecimento de parcerias com mais instituições, expansão de entidades associadas, além do desenho e implementação de um Observatório Nacional da Primeira Infância.

A Secretaria Executiva é a instância responsável por coordenar os trabalhos da Rede, facilitando a comunicação e interação entre seus membros; por executar as deliberações da Assembleia Geral e do Grupo Gestor; divulgar as atividades das organizações integrantes da Rede referentes à primeira infância, além de manter atualizados os canais de comunicação da Rede e organizar toda a parte de documentação e arquivo.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo