Image Alt

Projetos

  /    /  Projetos

Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais

Formar educadores e profissionais da educação é o foco da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais. Com metodologias e ideias inovadoras e consolidadas, a Avante é pioneira no desenvolvimento de metodologias de formação continuada, na produção e disseminação de conhecimentos na área. Atuamos na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos de formação, assim como na sistematização de experiências, elaboração de publicações, realização de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias educacionais, bem como ações de apoio a órgãos governamentais e à implantação de políticas públicas.

Programa Paralapracá

O programa Paralapracá mobiliza uma cadeia de profissionais da Educação Infantil dos municípios, com o intuito de impactar na qualidade da Educação oferecida às crianças, com vistas ao seu desenvolvimento integral, por meio da formação de profissionais da Educação Infantil.

Comunidade de Aprendizagem

O Comunidade de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola, mas que se expande para toda a comunidade a partir da participação de familiares, funcionários, alunos e voluntários nas decisões e atividades da instituição.

Nossa Rede Educação Infantil

O Nossa Rede Educação Infantil atende a uma demanda da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), com o objetivo contribuir para melhoria da qualidade do atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. E toma como referência de qualidade relatório Educação de Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos, publicado pela UNESCO em 2008.

Trocando em Miúdos Internacional – Intercâmbio de Educadores

Como parte das ações formativas que realiza, a Avante promove viagens de intercâmbio com a equipe pedagógica envolvida nos projetos, pois acredita que esta é uma potente estratégia de aprendizagem. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, são desenvolvidas atividades culturais.

Formação para a Mobilização e Controle Social

Por meio da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, objetiva-se mobilizar e contribuir para a formação dos diferentes atores sociais, tais como: agentes públicos, conselhos, lideranças comunitárias e famílias, com vistas a qualificar e estimular a sua participação na luta pela defesa e garantia dos direitos individuais e coletivos para o fortalecimento da cidadania ativa.

Estação Subúrbio: Nos Trilhos dos Direitos

Executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a organização alemã Kinder Not Hilfe (KNH), o projeto visa à redução da violência comunitária urbana, sobretudo de crianças e adolescentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O projeto vai atuar no território com ações que visam aumentar o envolvimento de atores da comunidade na defesa dos direitos da criança e adolescente.