A atividade do bebê e o papel do adulto

A pedagoga e fundadora da Rede Pikler Brasil, Maria Lucia Peçanha, é a próxima convidada da WebSérie Conexões que terá como tema A “Não ação” é Ação? A atividade do bebê e o papel do adulto, marcada para esta sexta-feira, 16 de outubro, às 17h, no canal do YouTube (@avanteong) da Avante – Educação e Mobilização Social. Maria Lúcia terá ao seu lado outras duas convidadas –  Ana Cláudia Guedes, pedagoga, psicopedagoga e especialista em Educação Infantil; e Consuelo Almeida, gestora do CMEI Pio Bittencourt, da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Os diálogos serão mediados pela presidente da Avante, Maria Thereza Marcílio.

Um dos princípios básicos da Abordagem Pikler é o movimento livre e a autonomia e potência dos bebês. Outro é o do contato humano, a relação respeitosa, afetiva e cuidadosa entre o adulto e a criança. Assim, a Abordagem nos convoca ao descentramento do adulto: rotinas, mobiliários, materiais e padrões de relacionamento, tanto em família como nas instituições devem ser pensadas e planejadas a partir do sujeito bebê.

A Abordagem Pikler reconhece, acolhe e apoia os bebês como seres plenos e potentes. Apesar de o potencial desta proposta ainda ser pouco conhecido na Educação pública, o município de Salvador se destaca, pois o seu referencial curricular para Educação Infantil, no segmento creche, tem como fundamento a Abordagem Pikler. Neste cenário, o CMEI Pio Bittencourt pode ser citado como um referencial, a partir do trabalho desenvolvido pela gestora Consuelo Almeida e ter ressonância no trabalho de Ana Cláudia Guedes, professora do segmento creche da rede municipal de Salvador.
A abordagem Pikler chegou à Rede de Salvador por meio do programa Nossa Rede Educação Infantil, que teve a Avante como parceira técnica.

Conexões – A Websérie Conexões é uma iniciativa e realização da Avante – Educação e Mobilização Social para conectar profissionais da Educação durante a pandemia do Covid-19.  Para participar do episódio “Política Nacional de Alfabetização (PNA): diálogos e rupturas”, basta se inscrever gratuitamente através deste link.  Quem tiver interesse pode conferir os episódios anteriores pode acessar a playlist Web Série Conexões criada no canal do YouTube da Avante. A participação é aberta ao público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo