logo_Prancheta 45

#20anosAvante – um laço firmado pelo combate ao Trabalho Infantil

“Tendo começado meu percurso profissional em paralelo à realização de tantos trabalhos na Avante possa afirmar que muito do meu amadurecimento profissional foi resultado do contato com essa instituição formada por profissionais sempre tão competentes e acolhedores”. Fernanda Pondé é especializada em Psicopedagogia pela Faculdade São Bento (2011) e formada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2002), mesmo ano que iniciou sua atuação na Avante – Educação e Mobilização Social como assistente de coordenação do Encontro Regional de Educadores promovido pela Fundação Itaú Social, em parceira com a instituição. No ano seguinte, Fernanda iniciava uma história de 13 anos com a instituição ao iniciar trabalho como formadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI – 2003), do governo federal e hoje, atua como consultora associada da instituição.


“Conheci a Avante nos últimos anos da faculdade de psicologia, período em que já começava a se delimitar minha escolha por um trabalho com a educação e a psicologia social”. Logo, Fernanda foi convidada para fazer parte da equipe que realizaou a “Coordenação e Execução do projeto de formação de educadores do PETI” (2003), no interior da Bahia. “Lembro-me que foi uma rica experiência realizar esse trabalho. Viajar para alguns interiores, conhecer diferentes cotidianos e suas complexidades me encantou”, conta.


A formação consistia em aprofundar a discussão sobre os prejuízos do Trabalho Infantil, bem como auxiliar na construção de metodologias para os educadores locais montarem planos de trabalhos junto aos seus grupos de crianças. “Foi um belo trabalho, pois, como sempre acontece nas ações da Avante, buscávamos um diálogo entre a realidade local e a proposição de novas metodologias, sempre numa busca da construção coletiva de uma ação que fizesse sentido para aquela comunidade”.


A partir daí, Fernanda Pondé atuou em diversos e grandes projetos como o Consórcio Social da Juventude; Juventude Cidadã; o projeto piloto do Paralapracá; Infâncias em Rede e Mães de Primeira Viagem. “Quando penso nos trabalhos promovidos pela Avante penso em respeito ao saber local, empoderamento, construção coletiva, ações transformadoras e formação de rede. Acredito muito nas ações de transformação social promovidas pela instituição e me orgulho muito de fazer parte dele”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo