#20anosAvante, qualidade na educação infantil no presencial e a distância

No dia 22 de agosto, dia do coordenador pedagógico, o programa Paralapracá lançou uma nova versão de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). E, como novidade às ações de formação a distância, deu início ao curso em EAD sobre Organização do Ambiente. O lançamento da plataforma em 2013 marcou o começo da jornada da Avante – Educação e Mobilização Social no uso dessa ferramenta. A instituição levou para o AVA o modo acolhedor, articulado e dialógico característico dos #20anosAvante, ampliando o alcance e fortalecendo a formação continuada do formador da educação infantil proposta pelo programa.


Para dar esse novo passo, a Avante adaptou para o AVA os conteúdos encontrados nos materiais impressos do Paralapracá, construindo um ambiente formativo colaborativo que incentiva a troca de experiências, a ampliação do repertório teórico e prático dos formadores sobre os eixos do projeto e a reflexão sobre as formações realizadas com professores e demais profissionais da Educação Infantil. A ferramenta, tem possibilitado a formação de redes de aprendizagem colaborativa, fomentando, ainda, a inclusão digital e o adensamento conceitual em relação aos eixos do projeto.


O AVA funciona de forma articulada com os conteúdos do site do programa com o intuito de colaborar com o desenvolvimento profissional daqueles que atuam ou se interessam pela educação infantil.


Na era da EAD


A educação a distância do Paralapracá foi implementada no final do ciclo I (2013) quando as coordenadoras pedagógicas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI), participantes deste ciclo do programa, passaram a receber uma formação presencial específica, relativa à qualificação de registros, à qual foi agregada uma formação complementar a distância, por meio da plataforma Moodle.


No segundo ciclo, a formação foi ampliada e ficou acessível às coordenadoras pedagógicas dos cinco municípios atendidos (Camaçari – BA, Maceió – AL, Maracanaú – CE, Natal – RN e Olinda – PE). Atualmente o AVA conta com cerca de 600 pessoas cadastradas.


Esse ano foi lançado o Módulo Introdutório que permitiu acolher e incluir profissionais de instituições de educação infantil ainda não participantes do programa, expandindo as ideias do Paralapracá nas redes parceiras, ampliando as ações formativas já implementadas, além de ajudar as equipes técnicas a reconhecer os avanços e as demandas que ainda estão presentes e merecem atenção e apoio.


A plataforma se configurou como ferramenta estratégica para a entrada da tecnologia social do programa no Guia de Tecnologias Educacionais/2015 do Ministério da Educação (MEC), ​conferindo notório saber à Avante na formação continuada de profissionais d​a​ educação infantil.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo