#20anosAvante – acolhimento, aprendizado, estímulo ao crescimento pessoal e profissional

A execução do Consórcio Social da Juventude (CSJ), programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que fortaleceu uma rede de ONG para inserção de jovens no mundo do trabalho, no qual a Avante – Educação e Mobilização Social foi instituição âncora em Salvador e Região Metropolitana, deixou um legado de experiência, uma comprovação desafiadora da capacidade institucional em trabalhar em rede, resultados memoráveis e parcerias valiosas, que entraram para a história dos #20anosAvante. Rita Lélis, uma dessas parcerias, atuou como coordenadora de inserção do CSJ e também na coordenação de projetos de cooperativismo com jovens na instituição.

“Meu primeiro contato na Avante se deu com Maria Thereza e minha impressão foi a de que ali seria o ‘meu lugar’”, disse em depoimento pelos #20anosAvante. Rita atuou na instituição entre 2004 e 2007, quando, segundo ela, teve o prazer de compartilhar com as gestoras e demais consultoras [associadas] alguns dos melhores anos de sua vida. “Avante é sinônimo de acolhimento, aprendizado, estímulo ao crescimento pessoal e profissional”, disse.

Além do Consórcio Social da Juventude, Rita atuou no Conexão Solidária, projeto cujo objetivo foi promover a formação de empreendimentos associativos e a inserção em dinâmicas de Arranjos Produtivos Locais (APL) de confecções. Realizado em parceria com o MTE, a Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE), e o SENAI, a iniciativa beneficiou indiretamente o entorno das entidades Sociedade 1º de Maio, Sociedade 25 de Junho, Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), Centro Suburbano de Educação Profissional (CESEP), frequentadas pelos jovens que participaram do projeto, O público focal foram os jovens egressos do CSJ que iniciaram atividades profissionais associativas.

“Tenho as melhores recordações desses projetos nos quais atuei. Quando me encontro, eventualmente, com alguns jovens que tiveram oportunidade de crescer, após participação nessas iniciativas, e em outros projetos oferecidos pela Avante, percebo a importância da organização. Após minha ida para outras instituições, construí boas parcerias com a Avante e ainda acompanho de longe as atividades bem-sucedidas relativas à educação”, conta.

“Aproveito para parabenizar a instituição que, corajosamente, ao completar 20 anos de existência, posicionou-se pela defesa da democracia brasileira, que se encontra em momento de extrema fragilidade”, finaliza essa grande e memorável parceira da Avante.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo